Vai sacar o FGTS ou auxílio emergencial? Saiba como não cair em golpes de anúncios
Em sites de compra e venda como o OLX é possível encontrar anúncios para o saque imediato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do auxílio emergencial, com anunciantes oferecendo serviços até mesmo a domicílio, o que é considerado irregular pela Caixa Econômica Federal. Se você precisa sacar o seu benefício, confira […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em sites de compra e venda como o OLX é possível encontrar anúncios para o saque imediato do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do auxílio emergencial, com anunciantes oferecendo serviços até mesmo a domicílio, o que é considerado irregular pela Caixa Econômica Federal. Se você precisa sacar o seu benefício, confira as dicas para não cair em golpes.
Com uma busca rápida, se pode localizar anúncios com a descrição “Adianto seu auxílio disponível no App Caixa Tem. Serviço a domicílio”. Em outro, o anunciante deixa o número de telefone, e pede que o beneficiário entre em contato para auxiliar no saque imediato, ou seja, pedindo os dados do telefone, podendo usar os dados das vítimas para qualquer tipo de estelionato.
Em um dos anúncios, um advogado oferece “Aproveite a Pandemia para sacar seu FGTS até R$ 6.220”, pratica que foi vetada pela Medida Provisória 946/2020, para evitar que beneficiários abrissem processos com base no decreto n° 5.112, de 2004, que permite que o trabalhador recebesse o benefício em razão do desastre natural proporcionado pelo Covid-19.
A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com o advogado que explicou que não está ingressando com ações por conta da MP e já havia solicitado a retida do anúncio no site.
Segundo a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), a mercantilização da advocacia é proibida, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, que veda esse tipo de publicidade, caracterizando captação de clientela, porém, não proíbe de fazer publicidade que tenha caráter informativo e primar pela descrição e sobriedade.
“Assim que recebe as denúncias de publicidade indevida, o Tribunal de Ética da OAB abre procedimento para apurar a irregularidade concedendo ao profissional a oportunidade de ampla defesa. Caso reste configurado a conduta irregular, o advogado é punido”, informou em nota.
Não caia em golpe
De acordo com a Caixa, o banco oferece atendimento em todas as plataformas como aplicativo, site e presencial em agência, seguindo as orientações de biossegurança e horário reduzido.
“O pagamento do Saque Emergencial FGTS será realizado exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. A movimentação do valor do saque emergencial poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo Caixa Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.”
Principais golpes
Falso link
A orientação da Caixa é evitar clicar em links enviados em nome do banco, afinal, a instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se receber algo do tipo, desconfie!
- Compra equivocada
Por ligação, golpistas podem se passar por funcionários ou gerente pedindo dados e até mesmo numeração do cartão. A orientação é não passar dados por telefone, vá até uma agência para verificar a existência de atividades suspeitas no cartão.
- Boleto falsificado
Golpistas podem enviar boletos falsificados a título da instituição, confundindo as vítimas. Fique atento e em caso de dúvida entre em contato com sua agência bancária.
Nos casos que desconfia de fraude, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados da suspeita, para que as devidas providências sejam tomadas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.