Mesmo com MP revogada, Consórcio Guaicurus suspende contrato de trabalho dos motoristas
Com os ônibus parados nas garagens, o Consórcio Guaicurus suspendeu o contrato de trabalho dos motoristas. O contrato fica suspenso desde o primeiro dia sem ônibus nas ruas, sábado (21), até o dia 5 de abril, ou seja, 15 dias. O presidente Jair Bolsonaro chegou a editar uma medida provisória com regras trabalhistas durante o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com os ônibus parados nas garagens, o Consórcio Guaicurus suspendeu o contrato de trabalho dos motoristas. O contrato fica suspenso desde o primeiro dia sem ônibus nas ruas, sábado (21), até o dia 5 de abril, ou seja, 15 dias. O presidente Jair Bolsonaro chegou a editar uma medida provisória com regras trabalhistas durante o período de calamidade pública, que previa a suspensão de contratos por até quatro meses, mas trecho foi revogado.
A suspensão do contrato foi inclusa em um aditivo à convenção coletiva de trabalho. O Consórcio leva em conta que não tem receita para operar, já que a circulação dos coletivos foi proibida por causa do coronavírus e só alguns ônibus estão nas ruas, para garantir a mobilidade dos profissionais da saúde. Só não terão os contratos suspensos os funcionários que continuam trabalhando, os que estiverem de férias ou ainda aqueles que usufruem de benefício previdenciário.
O diretor-financeiro do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), Willian Alves da Silva, explica que a categoria esteve reunida com as empresas, que decidiram suspender os contratos por 15 dias por falta de dinheiro. Ele afirma que o sindicato exigiu que o Consórcio mantivesse os benefícios dos funcionários, como o auxílio-alimentação e vale gás, por exemplo.
Além disso, mesmo com a suspensão dos contratos, os motoristas devem receber o salário completo em abril. Ele explica que os motoristas trabalharam até o dia 20, mas a empresa vai fazer o adiantamento de 10 dias de salário, para que eles não sofram um ‘baque’ no orçamento.
“As empresas vão pagar o salário completo, não só até o dia 20, que foi quando parou. Vão fazer adiantamento dos 10 dias [que faltam] para o funcionário receber o salário integral”, diz.
O diretor explica que o funcionário poderá decidir como vai ‘pagar’ estes 10 dias de trabalho. “Empresas vão chamar cada funcionário e ver como fica melhor, se paga em hora extra ou nas férias que vão vencer esses 10 dias”.
O Jornal Midiamax entrou em contato com o Consórcio Guaicurus, mas não obteve resposta até a publicação da matéria.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.