Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Focos’ de contaminação do coronavírus, reuniões no Dia das Mães preocupam autoridades

O Dia das Mães, que será celebrado no próximo dia 10, já desperta preocupação de autoridades em MS. Isso porque visitas e festas familiares ganharam uma nova dimensão entre as formas de contaminação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Há temor de que famílias quebrem o isolamento social para visitar as mães – muitas vezes, […]
Arquivo -

O Dia das Mães, que será celebrado no próximo dia 10, já desperta preocupação de autoridades em MS. Isso porque visitas e festas familiares ganharam uma nova dimensão entre as formas de contaminação da Covid-19, causada pelo novo .

Há temor de que famílias quebrem o isolamento social para visitar as mães – muitas vezes, em outras cidades – e, com isso, acabem ocasionando contaminações. Afinal, o fluxo humano é o principal fator para o avanço da doença. É daí que vem o “fique em casa”.

O exemplo mais recente disso ocorreu em ândia, a 284 km de , que estreou nas estatísticas do novo coronavírus em MS há dois dias, após a realização de uma festa de aniversário no último dia 1º. O resultado foi uma idosa de 70 anos infectada com a Covid-19 e mais 22 membros da mesma família em investigação – até o boletim da última quinta (7), foram 7 confirmações em 48 horas, dentre os quais estão duas idosas, uma de 79 anos.

O caso de Brasilândia chama atenção, já que em uma única festa na cidade colocou o município no segundo lugar quando os números são tabulados para cada 100 mil habitantes, o que permite comparação entre municípios de diferentes níveis populacionais.

Com 23 casos confirmados de Covid-19 em apenas um dia, conforme o boletim da quinta-feira, o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), , manifestou preocupação com o Dia das Mães, já que muitos dos novos diagnósticos são oriundos de encontros familiares.

“Inclusive de pessoas que têm residência em outros estados. Precisarmos estar a todo momento, porque hoje os dados já mostram acréscimo significativo no número de casos. Se isso se mantiver, nos próximos dias podemos entrar no mesmo padrão que a doença apresenta em outros estados”, declarou.

A secretária adjunta da SES, Christine Maymone, reforçou o alerta. “O presente que podemos dar [nesse Dia das Mães] às pessoas por quem temos afeto é a distância delas. É permanecer em casa. É o uso da máscara”, comentou.

Soluções criativas

Não há dúvidas que o contato pessoal, o peso do abraço e o sabor da comida do almoço de domingo mais tradicional do país são impagáveis. Por isso, as circunstâncias da pandemia devem colocar sul-mato-grossenses numa espécie de dilema: quebrar ou não quebrar o isolamento?

As autoridades em saúde, médicos e enfermeiros são unanimidade e apelam para que as famílias não saiam de casa, mesmo que a quarentena esteja sendo cumprida por todos. Basta um descuido e um membro da família assintomático pode ocasionar uma tragédia, inclusive com óbitos.

A essa altura da pandemia, videochamadas, portanto, se tornaram a solução mais comum para matar a saudade e não fazer a data passar em branco, pelo menos a quem está geograficamente muito longe. As passadinhas de carro em frente à casa da mãe, sem contato social, são bem menos ofensivas que um almoço juntos, embora também não sejam recomendados. Toda saída é uma exposição. Clique AQUI para conferir as sugestões do Jornal Midiamax, inclusive uma lista com presentes inusitados que podem fazer a diferença neste Dia das Mães.

A regra, portanto, é ficar em casa e aproveitar o tempo para pensar nas soluções criativas que quarentena e isolamento para fazer a saudade sumir, por mais que o toque de um abraço ou beijo sobre a pele sejam incomparável com uma ligação telefônica.

“O peso da nossa máscara é muito menor que o peso de um ventilador pulmonar. A cama da nossa casa, certamente, é muito mais confortável do que um leito de UTI. O ambiente da UTI é muito mais hostil que o ambiente da nossa residência, mesmo que seja a casa mais simples. Se vocês querem nos ajudar, de fato, ficar em casa e manter o isolamento social é o melhor remédio”, conclui Resende.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após negar paternidade, Gato Preto conhece filha recém-nascida de Bia Miranda

Chuva volta a cair em Dourados e atinge mais de 40 milímetros

Professores pedem debate sobre temas da Educação antes das votações na Câmara

Trump menciona prazo de ‘2 a 3 semanas’ para tarifas e fala em possível acordo com a China

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Prepare-se: Chuva intensa deixa Campo Grande sob alerta de temporal nesta quinta-feira

onça come animal

Onça ‘pega gosto’ por carne humana? Biólogo explica verdades e mitos após ataque no Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Acordada, onça que matou caseiro chega ao Cras em Campo Grande

Nas imagens divulgadas, o animal aparece já acordado dentro do veículo e avança na grade ao perceber a proximidade de humanos

Trânsito

Adolescente pega carro escondido e bate contra caminhonete estacionada em Camapuã

Do acidente restou somente danos materiais, sem vítimas.

Brasil

Sindnapi diz que não foi alvo de operação deflagrada pela Polícia Federal

Em nota, Sindicato diz que não é investigado por esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões

Cotidiano

“Risco diário de atropelamento”: hospital cobra sinalização para reduzir velocidade na Gunter Hans

Fluxo intenso e alta velocidade de veículos tem preocupado pacientes e profissionais da saúde quem atravessam a via