A recomendação ainda é de que as pessoas fiquem em suas casas e as escolas continuam com as atividades suspensas, mas aos poucos, algumas atividades são retomadas em . Só nesta terça-feira (31), os ônibus voltaram a atender trabalhadores de categorias consideradas essenciais e os bancos reabriram. Confira os serviços que já retomaram atividades:

Bancos

As agências bancárias voltaram a funcionar nesta terça-feira (31) em Campo Grande, com a antecipação do da para o segmento, que se estenderia até o dia 5 de abril. Os bancos devem tomar os mesmos cuidados que já têm sido praticados pelas lotéricas: controle na entrada e higienização frequente. 

Só podem entrar nas agências clientes equivalentes ao número de atendentes, para que não haja fila dentro do banco. Ou seja, se houver cinco caixas atendendo, só entrarão cinco clientes por vez.

Os funcionários usarão máscaras cirúrgicas; farão higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão, teclados de caixas. O mesmo procedimento será feito em cada operação no caixa eletrônico.

Ônibus

Os ônibus voltaram a atender os trabalhadores que atuam em serviços considerados essenciais nesta terça-feira (31) em Campo Grande. O esquema especial do transporte que vinha funcionando apenas para atender os funcionários da saúde foi estendido aos trabalhadores das farmácias, padarias, lojas de material de construção, construção civil, supermercados e postos de combustíveis.

São 10 linhas que saem do bairro e vão para a e de lá partem ônibus que passam por hospitais como Santa Casa, Cassems e Unimed. Haverá circulação das 5h às 8h, das 9h50min às 13h, das 15h50min às 20h30min.

Lotéricas

As lotéricas puderam reabrir na sexta-feira (27) e funcionam com algumas regras. O horário permitido para funcionamento é das 9h às 17h. As agências devem fazer a higienização completa do local e, depois, de duas em duas horas nova higienização. Todos os funcionários devem usar máscaras e luvas. O estabelecimento terá a lotação máxima que permita distância de 1,5 metro de um para o outro, incluindo os caixas. Todos os locais devem dispor de álcool em gel.

Restaurantes

O funcionamento é permitido com lotação máxima reduzida em 70% da capacidade normal. Também é exigida higienização completa do local antes da abertura e após o término dos trabalhos. Utensílios e máquinas de cartão devem ser higienizados com produtos como álcool. A distância mínima entre as mesas será de dois metros. Todos os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual para prevenção, como luvas e máscaras descartáveis.

Indústrias

As indústrias podem abrir, desde que cumpram notas técnicas, fornecendo lavatórios com água e sabão; orientando os trabalhadores; limpeza e higienização de superfícies; restrição da entrada de pessoas não autorizadas; distanciamento com mínimo de 1,5 metro. 

Construção Civil

Similares à indústria, a construção civil pode funcionar com fornecimento de produtos de higienização; limpeza das ferramentas e equipamentos; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de terceiros, incluindo fornecedores; máximo de 20 trabalhadores, sempre usando equipamentos de proteção.