Ainda com projeto de biossegurança em elaboração, a prefeitura de informou, nesta terça-feira (24), que o retorna das aulas presenciais da Reme (Rede Municipal de Em sino) devem retornar no dia 8 de fevereiro de 2021.

De acordo com o município, todo planejamento está na fase de estruturação por conta da complexidade da infraestrutura de cada unidade da Capital. Além disso, o plano precisa passar por aprovação da (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) e (Secretaria Municipal de Saúde).

Posteriormente, a decisão de compra de kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual) ou gastos para segurança dos estudantes, será publicada no Diário Oficial do município.

O Governo Estadual divulgou na segunda-feira, durante a live da SED (Secretaria Estadual de Educação), que os alunos devem receber kits com máscaras e as turmas serão separadas para evitar aglomeração em sala de aula.

A rede estadual ainda não divulgou a data do retorno das atividades presenciais, porém, o plano de retomada, criado pela comissão da secretaria, foi concluído, sendo um dos objetivos recuperar a aprendizagem que pode ter sido desgastada durante as aulas remotas.

“Na primeira semana de aula, praticamente não teremos aula. Será uma semana de conversas. Vamos trabalhar para que os professores, alunos e funcionários tenham segurança para retornar presencialmente às escolas”, disse a secretária.

Será ampliado também o número de escolas de ensino integral, que passará de 64 para 94 escolas. A secretária disse que em breve será divulgada informações sobre as matrículas para o próximo ano.

Confira algumas das medidas de biossegurança que serão adotadas nas escolas estaduais:

  • Dividir as turmas e manter distanciamento de 1,5 metros;
  • Higienizar os banheiros e cozinhas a cada 2 horas;
  • Higienizar as mãos e calçados dos alunos quando chegarem na escola;
  • Aferir as temperaturas;
  • Uso obrigatório e EPI;
  • Horários distintos de entrada e saída;
  • Os bebedouros serão apenas para encher garrafas individuais;
  • Evitar o uso de acessórios, como anéis, brincos e colares;
  • Dispenses com pedal serão instalados nas escolas para a aplicação de álcool em gel, dentre outros;

A SED explicou que as escolas estarão em constante diálogo com os pais para que todas as informações sejam passadas. O aluno que estiver sintomático ao coronavírus deverá ser encaminhado imediatamente a uma unidade de saúde e só voltarão às salas de aula após o período de isolamento.