Aproximadamente 600 acadêmicos das instituições de ensino públicas de Campo Grande, estão reunidos na Praça Ary Coelho na tarde desta quarta-feira (15), para protestar contra os cortes orçamentários na educação e contra a proposta de reforma da previdência proposta pelo governo federal.

Segundo os acadêmicos, o objetivo é mostrar à população a importância do trabalho dentro das universidades através de uma ‘feira das profissões”, com exposições de trabalhos e aulas sobre os cursos.

VÍDEO: Para protestar, estudantes fazem ‘feira das profissões’ na Praça Ary Coelho
Amanda Araújo – MOVA (Movimento Acadêmico). Foto: Leonardo de França.

No local estão reunidos alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do SUL), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Para a representante do MOVA (Movimento Acadêmico), Amanda Araújo, os acadêmicos querem mostrar que dentro das instituições de ensino não é uma balburdia. “Nós viemos mostrar que não é uma balburdia como estão espalhando. Estamos mostrando a importância dos trabalhos realizados dentro de uma instituição de ensino”, disse.

Na Praça Ary Coelho, estão sendo expostos projetos desenvolvidos dentro das faculdades. Além de exposição cultural e aulas ao ar livre.

VÍDEO: Para protestar, estudantes fazem ‘feira das profissões’ na Praça Ary Coelho
Renata Fadel, Mestranda de biologia. Foto: Leonardo de França.

A mestranda e bióloga, Renata Fadel, contou que as pessoas precisam ver que dentro das universidades não é bagunça, são desenvolvidos trabalhos sérios. “Estamos divulgando que um pesquisador, cientista, zoologista faz um trabalho sério. Isso precisa chegar até a população leiga. Não estamos fazendo bagunça, e sim trabalho sério”.

Os estudantes pretendem passar toda a tarde na Praça, fazendo amostras culturais e aulas ao ar livre, divulgando o que é ensinado nas universidades em cada curso.

 

Manifestações

Pelo menos 2 mil pessoas, entre estudantes e professores, ser reuniram na manhã desta quarta-feira, na avenida Costa e Silva, em frente à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, para protestar contra as medidas do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em cidades do interior de Mato Grosso do Sul, estudantes e profissionais da educação também se reuniram em protestos.  As manifestações foram pacificas, e aconteceram em várias estados dos país.

Veja o vídeo.