SAD confirma aprovação de apenas 73 entre 14.370 inscritos e afirma que manterá concurso
O titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), Roberto Hashioka, confirmou na manhã desta quinta-feira (31) que apenas 73 candidatos, num universo de 14.370 inscritos, foram aprovados para a segunda fase do concurso de mil vagas para professores da REE (Rede Estadual de Ensino). Segundo o secretário, apesar dos protestos dos candidatos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), Roberto Hashioka, confirmou na manhã desta quinta-feira (31) que apenas 73 candidatos, num universo de 14.370 inscritos, foram aprovados para a segunda fase do concurso de mil vagas para professores da REE (Rede Estadual de Ensino).
Segundo o secretário, apesar dos protestos dos candidatos, que pedem anulação do certame, o concurso será mantido. “Realmente, é um número abaixo do previsto, mas o concurso vai continuar. E é bom citar que essa foi a primeira fase, ainda há a prova discursiva. Os aprovados podem diminuir ainda mais”, destacou Hashioka.
O concurso, realizado pela Funrio, tornou-se polêmico após diversas denúncias de irregularidades na aplicação das provas – divididas em questões de português, conhecimento pedagógico e em específicas que dependem da área pretendida pelo candidato. Das 520 questões, 22 foram anuladas e contadas como acerto a todos os candidatos.
“Esse rigor estava previsto no edital. Só seria considerado aprovado o candidato que obtivesse um mínimo de 60% de acertos em cada uma das áreas. Essa era a nota de corte. Levando em conta tudo isso, a prova foi feita e infelizmente só esses 73 atenderam as exigências. O concurso vai ser mantido. Temos que respeitar os candidatos”, complementou Hashioka.
Ainda de acordo com Hashioka, o maior rigor na nota de corte ocorreu porque o concurso exige profissionais qualificados, além de seguir o mesmo padrão de outros certames do Estado. “Existem concursos que pedem mínimo de 50% de acertos, mas o nosso foi maior. O governo paga o melhor salário, então, queremos os profissionais mais qualificados”, destaca.
Déficit e novo concurso
Com menos de 0,5% dos candidatos aprovados para a próxima fase, cuja aplicação da prova será no dia 17 de fevereiro, o déficit de professores na REE continua. Portanto, um novo concurso será realizado, em breve, conforme Hashioka. Uma data, porém, não foi anunciada.
“De fato, continuamos com o déficit de professores. Estamos readequando a rede de ensino, inclusive com o reordenamento de escolas. Mas, como não temos ainda os dados finais da matrícula, não sabemos dizer, ainda, quantos professores temporários serão convocados”, destacou a titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), Maria Cecília Amêndola Mota.
Sobre a cobrança de uma nova taxa de inscrição para o novo certame, Hashioka destacou que não haverá isenção. “Todo concurso tem um custo, não pode ser gratuito. infelizmente, foram só 73 aprovados, mas o concurso está válido, ainda. A baixa quantidade de aprovados se deve ao rigor do concurso”
Polêmica
Na tarde da quarta-feira (30), candidatos do concurso protestaram em frente a governadoria pedindo o cancelamento da prova, que foi aplicada em 16 de dezembro. As reclamações são de que a prova foi mal elaborada e que os fiscais estavam mal preparados. Dias após a aplicação do concurso, candidatos organizaram um abaixo-assinado com 5,5 mil assinaturas pedindo a suspensão do certame.
Por meio de nota, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgou que está “analisando o resultado da primeira etapa” do concurso e, após confirmação do número de aprovados, deverá entrar com uma ação pelo cancelamento.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Adolescente envolvido em latrocínio e morto em hospital tinha mais de 20 passagens como menor infrator
Gustavo Henrique estava internado em Chapadão do Sul após confronto com a polícia por envolvimento em roubo seguido de morte
Fazendas do Pantanal recebem ‘fogo bom’ para prevenir novos incêndios florestais
Queima prescrita tem como principal objetivo reduzir vegetação seca que pode virar combustível para o fogo se alastrar
Com 62 centímetros, Rio Paraguai atinge o menor nível histórico nesta terça-feira
Com a situação recorde, o Instituto emitiu um alerta
Senado aprova Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central
Economista deverá presidir a instituição de 2025 a 2028
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.