Geração de empregos aumenta 0,55%, mas taxa de desemprego sobe 2,5% em MS
Divulgada nesta quinta-feira (16), a PNAD-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostrou que em Mato Grosso do Sul, a taxa de desocupados cresceu 2,5% em relação ao último trimestre de 2018, de 7% para 9,5%. A pesquisa mostrou ainda, que no estado houve um leve aumento na geração de emprego nos primeiros três […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Divulgada nesta quinta-feira (16), a PNAD-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostrou que em Mato Grosso do Sul, a taxa de desocupados cresceu 2,5% em relação ao último trimestre de 2018, de 7% para 9,5%.
A pesquisa mostrou ainda, que no estado houve um leve aumento na geração de emprego nos primeiros três meses de 2019, 0,55%, e Mato Grosso do Sul já conta com 1,29 milhões de pessoas ocupadas.
Segundo a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio de Mato Grosso do Sul), é feita a comparação do mesmo período no ano anterior para uma análise efetiva. Para saber se realmente houve um processo de recuperação econômica ou uma queda sazonal. A taxa de ocupação no estado no primeiro trimestre deste ano foi de 60,1%.
Ela lembra ainda que ao comparar o período ao início da instabilidade econômica, que foi no ano de 2014, há um processo mais nítido de retomada da geração de emprego, de 1,19% no País, e 7,58% em MS. “É um grande avanço. Temos alternado os bons e maus momentos, mas em uma análise geral, estamos em um processo de recuperação. Por estarmos nesse processo, esses indicadores ainda são muito frágeis, então, precisamos mantê-los, e essa é a dificuldade”, diz.
A taxa de subutilização (os que estão desempregados, que trabalham menos do que poderiam e que estavam disponíveis para trabalhar, mas não conseguiram procurar emprego) do primeiro trimestre foi a maior da série histórica (iniciada em 2012) em 13 das 27 unidades da Federação.
Ainda segundo a PNAD-C, em relação ao tempo de procura de emprego no Brasil, 45,4% dos desocupados estavam de um mês a menos de um ano em busca de trabalho; 24,8%, há dois anos ou mais, 15,7%, há menos de um mês e 14,1% de um ano a menos de dois anos.
Notícias mais lidas agora
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
Últimas Notícias
Prefeitura de Bataguassu autoriza contratação emergencial de serviços de limpeza e manutenção da cidade no valor de R$ 1,1 milhão
Em dispensa emergencial de licitação, a empresa Morhena Coleta e Logistica Ambiental LTDA prestará os serviços na cidade
Criança se recupera há duas semanas de 1,1 mil picadas de abelha
Criança está internada em Campo Grande
Homem é morto após discutir com ex-mulher e ameaçar esfaqueá-la em Corumbá
Vítima invadiu casa da ex e a ameaçou com uma faca, mas foi contido por casal
Prefeitura da Capital confirma seis novas ambulâncias para atendimentos do Samu
Veículos fazem parte de compromisso firmado com Ministério da Saúde em 2021
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.