Exposição ‘Memória em Movimento do PJMS’ está na comarca de Coxim

TJMS Quem trabalha ou frequenta o prédio do Fórum da comarca de Coxim tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário de MS na exposição itinerante do Tribunal de Justiça “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, que está instalada nas dependências do Fórum e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Assessoria
Assessoria

TJMS

Quem trabalha ou frequenta o prédio do Fórum da comarca de Coxim tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Poder Judiciário de MS na exposição itinerante do Tribunal de Justiça “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, que está instalada nas dependências do Fórum e disponível para visitação, a partir desta sexta-feira (18). O lançamento contou com a participação de juízes e servidores.

A diretora do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária, Maria Alice Correa da Costa, explica que o trabalho de montagem foi realizado durante esta semana. “Fomos prestigiados por magistrados e pelos servidores do Fórum de Coxim durante a montagem dos estandes e agora no lançamento”, disse Maria Alice, lembrando que exposição Memória em Movimento deve ficar disponível para a população de Coxim até fevereiro de 2020.

Saiba mais – A exposição foi apresentada, pela primeira vez, na comarca de Campo Grande, passando pelos prédios do Tribunal de Justiça, Fórum e Cijus. Em seguida, todo o material foi apresentado na comarca de Dourados, depois em Três Lagas, Corumbá, Maracaju e Ponta Porã.

Com o objetivo de divulgar sua história, desde 2017, ano em que o Estado de Mato Grosso do Sul completou 40 anos de divisão, o Tribunal de Justiça vem promovendo a exposição itinerante “Memória em Movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”.

A exposição é um resgate da história da Justiça sul-mato-grossense, da cultura e da população do Estado apresentando imagens, documentos, fatos e personagens históricos que, de alguma forma, contribuíram na construção do Poder Judiciário.

Os visitantes terão acesso a esse importante acervo com fotografias de prédios antigos, pessoas e momentos importantes, além de processos anteriores à separação do antigo Mato Grosso, com fatos curiosos que chamam atenção na atualidade, por seus relatos e pela dinâmica processual, um tempo em que a tecnologia da informação ainda não fazia parte da vida das pessoas, nem do Judiciário.

Fatos como a Guerra do Paraguai e seus personagens, como Guia Lopes, Tenente Antônio João e Barão de Melgaço, assim como o Ciclo da Erva Mate, são muito bem retratados, por serem momentos que destacam o Estado na historiografia nacional.

Além disso, são apresentados processos com histórias curiosas, demonstrando como eram os crimes e as demais demandas da justiça no passado. Estão divulgados também casos pitorescos, como o do falso juiz, que atuou como magistrado em uma comarca do interior. Fotos do ato de posse do usurpador estão expostas neste trabalho. O desfecho desta história é surpreendente.

Todo o trabalho foi realizado por servidores do Poder Judiciário. A seleção do material foi feita pelo Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária. Os expositores e stands foram produzidos na marcenaria do TJMS, vinculada à Secretaria de Bens e Serviços, em parceria com a Secretaria de Obras. A divulgação e a elaboração das artes gráficas foram feitas pela Secretaria de Comunicação.

A proposta da exposição itinerante é percorrer todas as comarcas de Mato Grosso do Sul, mostrando um pouco da história para que se perpetue entre as gerações. A iniciativa é do Departamento de Pesquisa e Documentação da Secretaria Judiciária, em parceria com a Secretaria de Comunicação e com a colaboração das secretarias de Bens e Serviços e Obras.

 

 

 

Conteúdos relacionados