Engenheiro que assina obra com asfalto ‘de açúcar’ pode até perder registro, diz CREA-MS
Depois de chuva levar asfalto de ruas no Jardim Paradiso em Campo Grande, moradores questionaram qualidade da massa asfáltica aplicada e a do serviço. Prefeitura defendeu a qualidade da obra e do asfalto, no entanto, em casos em que o serviço irregular tenha sido assinado por engenheiro, profissional pode perder registro. Segundo o presidente do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de chuva levar asfalto de ruas no Jardim Paradiso em Campo Grande, moradores questionaram qualidade da massa asfáltica aplicada e a do serviço. Prefeitura defendeu a qualidade da obra e do asfalto, no entanto, em casos em que o serviço irregular tenha sido assinado por engenheiro, profissional pode perder registro.
Segundo o presidente do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Dirson Freitag, o conselho verifica o exercício do profissional ou se há presença de um profissional na obra. “Havendo a presença [do engenheiro], verifica-se se ele fez a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Fora da rotina, o conselho faz a apuração de denúncia por mal exercício profissional”, disse Freitag ao Jornal Midiamax.
Se a qualidade do serviço assinado por um profissional coloca em risco a sociedade, como no caso de obras de asfalto, por exemplo, ele pode ser denunciado. O engenheiro passa por análise tríplice, verificando se houve imperícia, imprudência ou negligência.
“A partir de uma denúncia, o profissional pode sofrer um processo, aí depende da Câmara especializada ao qual o profissional pertence. Pode ser um processo ético, no qual ele recebe uma penalidade ou outras sanções”, comentou o presidente do conselho.
Desta forma, o profissional denunciado pode sofrer uma advertência, censura pública ou até ter um cancelamento do registro profissional.
Quem contrata deve fiscalizar
Freitag esclareceu que o CREA-MS somente fiscaliza um profissional quando há a denúncia. Fora isso, a responsabilidade de uma obra e sua qualidade é de quem a contrata.
“Órgãos contratantes são que fiscalizam. Quando ela lança um edital, há uma especificação, um termo de referência que determina como deve ser a obra ou serviço e a norma técnica. Essa qualidade deve ser fiscalizada pelo órgão contratante. Temos incentivado a prática de que as obras sejam fiscalizadas por profissionais capacitados, qualificados para aquela fiscalização”, comentou.
No caso da obra do asfalto do Jardim Paradiso, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), disse que há sempre um profissional que fiscaliza as obras pelas empreiteiras contratas e revelou que obra de asfalto no Jardim Paradiso foi feita por um empreendimento/loteamento particular.
Anteriormente a prefeitura disse que incidente com asfalto no Jardim Paradiso aconteceu, pois, bairros vizinhos não tem asfalto, drenagem e ficam em uma localidade mais alta. “A topografia dá muita velocidade para a enxurrada. As vezes tem um buraco ou uma rachadura, aí vem a água e o asfalto não aguenta mesmo”, disse Sisep através de porta-voz.
A reportagem questionou a Sisep se obras de prevenção acontecerão na região para evitar novos ocorridos com o asfalto, mas foi informada que não há nada programado para ser feito na região.
Promessa de ‘fim a buraqueira’
Em agosto de 2018, a Prefeitura de Campo Grande assinou acordos com o MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para melhorar a qualidade do asfalto e tentar por fim aos buracos que se proliferam durante o período de chuvas.
Com o MP-MS foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) derivado de dois inquéritos civis instaurados em 2015 e 2016 para apurar denúncias sobre a baixa qualidade dos serviços de tapa-buracos e de manutenção das ruas. Neste acordo, o município fica obrigado a tomar uma série de medidas para garantir a qualidade do asfalto e evitar desperdício de dinheiro público.
O Jornal Midiamax tentou entrar em contato com a comissão responsável pela pesquisa na UFMS, mas não foi atendida.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.