Como se proteger na temporada de tempestades em Mato Grosso do Sul
A Defesa Civil do estado de Mato Grosso do Sul alerta que para essa época de fortes chuvas, as pessoas tomem alguns cuidados redobrados para se protegerem de eventuais condições adversas do tempo e turbulências que podem vir a ocorrer na cidade. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Defesa Civil do estado de Mato Grosso do Sul alerta que para essa época de fortes chuvas, as pessoas tomem alguns cuidados redobrados para se protegerem de eventuais condições adversas do tempo e turbulências que podem vir a ocorrer na cidade. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) informa que até o dia 11 de dezembro espera-se muita chuva, principalmente nas regiões pantaneiras, central, norte e bolsão.
Nesse tempo há chance de alagamentos e também leve risco de queda e descargas elétricas que pode gerar estragos em plantações e residências. A chuva é boa para limpar o clima atmosférico, mas quando sua forma muda é preciso tomar alguns cuidados. Em caso de ventos fortes, queda de granizo, raios e trovoadas, o Cemtec orienta permanecer abrigado até que o fenômeno termine e, de preferência, não ficar embaixo de estruturas metálicas.
Se houver chuva de granizo, o piso pode ficar escorregadio, por isso muito cuidado ao se deslocar; jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, pois há risco de queda; além disso, colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro ajuda a evitar que, em caso de quebra do vidro, os cacos machuquem os ocupantes.
O ser humano é um bom condutor de eletricidade, conforme informa o Cemtec, por isso evite ficar descalço principalmente quando houver tempestades com raios. Essas descargas elétricas se propagam pelo chão com alta energia e se a pessoa estiver descalça há risco de ser atingido.
“No meio urbano isso é um pouco mais difícil de ocorrer porque há para-raios e muitos locais onde há proteção, mas no meio rural, onde ocorrem a maior quantidade de descargas, a chance é maior, devido a falta de meios de proteção. De qualquer forma, é sempre bom estar calçado em caso de tempestades. A sola do sapato normalmente é de borracha, isso cria isolamento entre corpo e o chão”, explica a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.
Em casos de desastres decorrentes ao clima, as pessoas podem ligar no telefone 199 para contatar a Defesa Civil ou diretamente para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Morador gravou vídeo em cascata de lama na Rua Paranapebas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.