A do estado de Mato Grosso do Sul alerta que para essa época de fortes chuvas, as pessoas tomem alguns cuidados redobrados para se protegerem de eventuais condições adversas do tempo e turbulências que podem vir a ocorrer na cidade. O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) informa que até o dia 11 de dezembro espera-se muita , principalmente nas regiões pantaneiras, central, norte e bolsão.

Nesse tempo há chance de alagamentos e também leve risco de queda e descargas elétricas que pode gerar estragos em plantações e residências. A chuva é boa para limpar o clima atmosférico, mas quando sua forma muda é preciso tomar alguns cuidados. Em caso de ventos fortes, queda de granizo, raios e trovoadas, o Cemtec orienta permanecer abrigado até que o fenômeno termine e, de preferência, não ficar embaixo de estruturas metálicas.

Se houver chuva de granizo, o piso pode ficar escorregadio, por isso muito cuidado ao se deslocar; jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, pois há risco de queda; além disso, colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro ajuda a evitar que, em caso de quebra do vidro, os cacos machuquem os ocupantes.

O ser humano é um bom condutor de eletricidade, conforme informa o Cemtec, por isso evite ficar descalço principalmente quando houver tempestades com raios. Essas descargas elétricas se propagam pelo chão com alta energia e se a pessoa estiver descalça há risco de ser atingido.

“No meio urbano isso é um pouco mais difícil de ocorrer porque há para-raios e muitos locais onde há proteção, mas no meio rural, onde ocorrem a maior quantidade de descargas, a chance é maior, devido a falta de meios de proteção. De qualquer forma, é sempre bom estar calçado em caso de tempestades. A sola do sapato normalmente é de borracha, isso cria isolamento entre corpo e o chão”, explica a meteorologista e coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

Em casos de desastres decorrentes ao clima, as pessoas podem ligar no telefone 199 para contatar a Defesa Civil ou diretamente para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.