Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 500 na fila, bariátricas serão retomadas em agosto no HRMS

Em agosto de 2019, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deve retomar o serviço de cirurgia bariátrica. O atendimento será para pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já regulados no sistema. De acordo com as informações, as consultas já começaram a ser realizadas, porém os pacientes devem passar ainda por […]
Arquivo -
Pacientes foram informados que não há previsão para retorno do tratamento na unidade. (Foto: Arquivo Midiamax)
Pacientes foram informados que não há previsão para retorno do tratamento na unidade. (Foto: Arquivo Midiamax)

Em agosto de 2019, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) deve retomar o serviço de cirurgia bariátrica. O atendimento será para pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já regulados no sistema.

De acordo com as informações, as consultas já começaram a ser realizadas, porém os pacientes devem passar ainda por avaliações criteriosas antes dos procedimentos.

O HRMS é habilitado desde 2007 para realizar o procedimento, porém há aproximadamente 4 anos, as cirurgias bariátricas estavam suspensas, devido à falta de estrutura adequada e profissionais especializados na área.
Ainda conforme as informações, em março de 2019, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), junto com o HRMS, reativou o procedimento após avaliações.

Segundo dados da SES, atualmente são 500 pacientes aguardando na fila, e a expectativa é de realizar aproximadamente 16 cirurgias por mês.

Avaliação

Uma equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, esteve no HRMS para verificar a estrutura do prédio e a possível adaptação dos espaços onde as cirurgias seriam realizadas.

Conforme informações, foi oferecida uma capacitação acadêmica para os profissionais que farão parte do setor de cirurgias bariátricas.

Sobre o espaço físico das enfermarias e a especialização da equipe médica, o HRMS e a Funsau (Fundação Nacional de Saúde) fizeram um acordo onde ficaram especificados alguns critérios para seleção dos pacientes quer serão submetidos ao procedimento bariátrico.

No pacto, os pacientes só podem ser admitidos para a cirurgia se estiverem com até até 45 kg/m² de IMC (Índice de Massa Corporal) e peso máximo de 150 kg.

Atualmente a equipe de cirurgiões é composta pelos médicos  Luis Fernandes Ferreira e Márcio Eduardo de Souza Pereira, além da equipe multidisciplinar, enfermeiros, nutricionistas, psicóloga, assistente social e educadora física.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados