Atendimento em horário estendido em postos de saúde será debatido na Câmara

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara promovem, nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas, debate sobre o atendimento em horário estendido nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). No começo de janeiro, oito unidades passaram a funcionar das 7h às 19h, sem intervalos, e o objetivo é fazer uma avaliação desse […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Richelieu Pereira)
Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Richelieu Pereira)

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara promovem, nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas, debate sobre o atendimento em horário estendido nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). No começo de janeiro, oito unidades passaram a funcionar das 7h às 19h, sem intervalos, e o objetivo é fazer uma avaliação desse serviço.

A ideia é fazer uma avaliação do horário estendido, tanto em relação à efetividade, quanto ao atendimento prestado à comunidade e as condições de trabalho dos servidores. O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) esclareceu que, na audiência, será discutido se a metodologia da Secretaria de Saúde para escolha das unidades está correspondendo às localidades prioritárias para ampliação das horas de atendimento.

Foram convidados representantes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Médicos de MS, Sindicato dos Odontologistas, Administrativos da área da Saúde, além dos gerentes de cada unidade e representantes dos conselhos locais.

O horário estendido tem objetivo de garantir oportunidade para que os moradores que trabalham o dia todo possam buscar consultas na unidade mais próxima de sua casa. Ainda, nos dias de exames laboratoriais previamente agendados as unidades abrirão às 6h.

Na primeira etapa, segundo a Prefeitura, o horário estendido começaria nas UBSFs dos bairros Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda, Vila Nasser, Santa Carmélia, Jardim Botafogo, Iracy Coelho e Los Angeles, além da UBSF Portal Caiobá que já teve o atendimento ampliado.

Conteúdos relacionados