Por falta de convênio, cirurgias ortopédicas do hospital do Pênfigo passam para o HU
Hospital realizava cirurgias ortopédicas desde 2013
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Hospital realizava cirurgias ortopédicas desde 2013
Sem contrapartida da Prefeitura de Campo Grande, o hospital do Pênfigo fechou suas portas aos atendimentos gratuitos de ortopedia, que recebia cerca de 100 pacientes por mês, principalmente, de vítimas de acidentes de trânsito. Sem o local, a especialidade passou a ser recebida pela Hospital Universitário.
O hospital realizava cirurgias ortopédicas desde 2013 dentro do projeto TOI (Trauma Ortopédico Eletivo), para casos leves e que registram alta demanda, com objetivo de desafogar a Santa Casa e o PAM (Pronto Atendimento Médico) do hospital Regional.
O serviço antes disponibilizado pelo Pênfigo, realizava-se em cumprimento a Lei da Filantropia, que estabelece a toda instituição o dever de disponibilizar, no mínimo, 60 procedimentos aos pacientes do SUS, clínico ou cirúrgico, e ou ainda, 20% de sua receita corrente bruta. Em contrapartida, os plantões dos médicos eram pagos pela prefeitura.
Um médico funcionário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que preferiu não ser identificado, contou que mensalmente eram repassados R$ 150 mil para pagar os plantonistas; valor ínfimo, em relação ao custo que as cirurgias gerariam sem a filantropia. Segundo ele, estima-se que em três anos 4 mil pacientes foram atendidos pela ‘parceria’.
Situação crítica
Com o encerramento dos atendimentos do Pênfigo, os pacientes que necessitam da assistência têm que procurar o Hospital Universitário que, nos últimos tempos apresentado dificuldades para caminhar. Tanto é, que nesta semana a instituição cancelou as cirurgias eletivas e de urgência no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico por falta de compressas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.