Filho de paciente grava vídeo e denuncia descaso de médico e enfermeira em UPA
Sesau informou que irá averiguar as condutas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sesau informou que irá averiguar as condutas
Um vídeo publicado no Facebook, no último domingo (20), está gerando repercussão pela indignação. A filmagem mostra o saguão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino vazio, durante a madrugada do dia 12 de novembro, e mesmo sem pacientes esperando, segundo o autor do vídeo, a mãe de 64 anos, que sentia fortes dores abdominais, ainda esperou mais de 1 hora para ser atendida. Além da demora, uma das enfermeiras e o médico de plantão desdenharam a atitude do rapaz de filmar os servidores. A Sesau (Secretária Municipal de Saúde) informou que vai verificar as condutas.
Gabriel Borges, que publicou o vídeo e diz ser o autor das imagens, fez um relato no Facebook sobre a situação que ele vivenciou com sua mãe, na semana passada. Segundo a publicação, o jovem levou a mãe até a unidade, por volta das 4 horas da manhã, porque ela sentia fortes dores abdominais. Ela passou pela triagem e recebeu a informação de que seria atendida em breve, mas, segundo o rapaz, esperou até às 5:30 da manhã.
Devido à demora no atendimento, o rapaz resolveu registrar a situação. Logo no início do vídeo, é possível ver as cadeiras vazias no saguão. Quando ele entra na sala de triagem e pergunta se há médicos atendendo, uma das enfermeiras responde que sim e que o rapaz deve filmá-lo também e depois comenta que o jovem está se “aparecendo”.
“Minha mãe tá passando mal no banheiro, não tem um médico aqui, não?”, perguntou o filho da paciente.
“Aqui o médico. Filma ele também”, respondeu a servidora.
Após a resposta, a servidora afirma para o clínico geral que o rapaz está “fazendo graça” por estar filmando a situação. No mesmo instante, o médico comenta que o jovem está “de palhaçada”.
Conforme o relato, a mãe do rapaz passou mal a ponto de vomitar no banheiro da unidade. “Minha mãe estava sentindo tanta dor que estava vomitando no banheiro. E teve que implorar para o médico atendê-la. Fiquei sem acreditar que o médico disse isso, que fomos ao posto de saúde procurar atendimento no UPA para minha mãe que tem 64 anos e que estávamos lá de palhaçada e se aparecendo…”, desabafa na publicação.
A publicação do vídeo foi feita com status de “público”, pois, segundo o autor, a intenção era que o médico e a enfermeira fossem punidos pela conduta. “Por favor se vocês poderem dar um UP até chegar em a algum órgão competente”, escreveu.
A Sesau informou que já foi comunicada da situação e que vai ouvir os funcionários que estavam de plantão para apurar as condutas adotadas. A secretaria ainda explicou que “será avaliada a cronologia dos fatos (entrada na unidade, triagem e o atendimento)” além de qual tipo de atendimento foi dado à paciente. Na madrugada em que o vídeo foi gravado, segundo a secretaria, havia 4 clínicos e 4 pediatras na unidade.
A Sesau informou ainda que “ o uso do celular para filmar sem autorização os funcionários em horário de trabalho causa constrangimento aos servidores, que se sentam acuados em razão dos vários casos de agressão verbal e até mesmo física”.
A secretaria ainda orientou que os pacientes ou acompanhantes acionem a Ouvidoria SUS (3314-9955) para fazer uma reclamação formal em situações semelhantes.
Confira o vídeo que foi postado no Facebook:
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Projeto que amplia número de juízes auxiliares na Corregedoria em MS é sancionado por Riedel
Após projeto do judiciário, foi autorizado a ampliação de dois para três o número de juízes auxiliares
Homem é preso por estupro de vulnerável em Sidrolândia
Homem cometeu o crime em Dourados e Sidrolândia
Chefe desiste de festa de fim de ano do gabinete após descobrir ‘rachadinha na rachadinha’
Assessor espertalhão supostamente ficava com uma parte da propina do chefe e quase melou festa de fim de ano em gabinete de político
Fuzileiros ocupam entorno de hospital onde médica foi morta no Rio
Geriatra Gisele Mendes de Souza e Mello foi vítima de bala perdida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.