Filho de paciente grava vídeo e denuncia descaso de médico e enfermeira em UPA

Sesau informou que irá averiguar as condutas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sesau informou que irá averiguar as condutas

Um vídeo publicado no Facebook, no último domingo (20), está gerando repercussão pela indignação. A filmagem mostra o saguão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino vazio, durante a madrugada do dia 12 de novembro, e mesmo sem pacientes esperando, segundo o autor do vídeo, a mãe de 64 anos, que sentia fortes dores abdominais, ainda esperou mais de 1 hora para ser atendida. Além da demora, uma das enfermeiras e o médico de plantão desdenharam a atitude do rapaz de filmar os servidores. A Sesau (Secretária Municipal de Saúde) informou que vai verificar as condutas.

Gabriel Borges, que publicou o vídeo e diz ser o autor das imagens, fez um relato no Facebook sobre a situação que ele vivenciou com sua mãe, na semana passada. Segundo a publicação, o jovem levou a mãe até a unidade, por volta das 4 horas da manhã, porque ela sentia fortes dores abdominais. Ela passou pela triagem e recebeu a informação de que seria atendida em breve, mas, segundo o rapaz, esperou até às 5:30 da manhã.

Devido à demora no atendimento, o rapaz resolveu registrar a situação. Logo no início do vídeo, é possível ver as cadeiras vazias no saguão. Quando ele entra na sala de triagem e pergunta se há médicos atendendo, uma das enfermeiras responde que sim e que o rapaz deve filmá-lo também e depois comenta que o jovem está se “aparecendo”.

“Minha mãe tá passando mal no banheiro, não tem um médico aqui, não?”, perguntou o filho da paciente. 
“Aqui o médico. Filma ele também”, respondeu a servidora.

Após a resposta, a servidora afirma para o clínico geral que o rapaz está “fazendo graça” por estar filmando a situação. No mesmo instante, o médico comenta que o jovem está “de palhaçada”.

Conforme o relato, a mãe do rapaz passou mal a ponto de vomitar no banheiro da unidade. “Minha mãe estava sentindo tanta dor que estava vomitando no banheiro. E teve que implorar para o médico atendê-la. Fiquei sem acreditar que o médico disse isso, que fomos ao posto de saúde procurar atendimento no UPA para minha mãe que tem 64 anos e que estávamos lá de palhaçada e se aparecendo…”, desabafa na publicação.

A publicação do vídeo foi feita com status de “público”, pois, segundo o autor, a intenção era que o médico e a enfermeira fossem punidos pela conduta. “Por favor se vocês poderem dar um UP até chegar em a algum órgão competente”, escreveu.

Filho de paciente grava vídeo e denuncia descaso de médico e enfermeira em UPA

A Sesau informou que já foi comunicada da situação e que vai ouvir os funcionários que estavam de plantão para apurar as condutas adotadas. A secretaria ainda explicou que “será avaliada a cronologia dos fatos (entrada na unidade, triagem e o atendimento)” além de qual tipo de atendimento foi dado à paciente. Na madrugada em que o vídeo foi gravado, segundo a secretaria, havia 4 clínicos e 4 pediatras na unidade.

A Sesau informou ainda que “ o uso do celular para filmar sem autorização os funcionários em horário de trabalho causa constrangimento aos servidores, que se sentam acuados em razão dos vários casos de agressão verbal e até mesmo física”.

A secretaria ainda orientou que os pacientes ou acompanhantes acionem a Ouvidoria SUS (3314-9955) para fazer uma reclamação formal em situações semelhantes.

Confira o vídeo que foi postado no Facebook:

Conteúdos relacionados

Bolsa Família