Excesso de velocidade e falta CNH fizeram 48 vítimas na Capital em 9 meses
Semana nacional de trânsito começou nesta segunda-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Semana nacional de trânsito começou nesta segunda-feira
Velocidade acima do permitido, pessoas sem habilitação e o uso de álcool são considerados os principais problemas no trânsito de Campo Grande, que resultaram em 48 mortes de janeiro a setembro deste ano. Foi lançada nesta segunda-feira (18), a nova campanha de trânsito da Prefeitura de Campo Grande, com foco na conscientização a convivência entre pessoas e veículos nas ruas.
A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade é “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”. O objetivo principal é sensibilizar os cidadãos e cidadãs campo-grandenses sobre sua co-responsabilidade no trânsito, valorizando ações do ir e vir diário.
Na análise de acidentes, somando todas as ruas e avenidas da cidade, a quantidade é absurda. Cerca de 30 acidentes são registrados todos os dias, ou seja, a cada uma hora um condutor sofre um acidente. A Avenida Afonso Pena lidera ranking com 136 ocorrências, seguido pela Gury Marques (93) e avenida Guaicurus (92).
Ainda sobre as causas para tamanha violência nas vias da cidade, a imperícia dos condutores por falta de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é alta, por dia, uma média de 16 pessoas são flagradas dirigindo sem permissão, informou a chefe de divisão de educação de trânsito do município, Ivonise Rotta.
A Semana Nacional do Trânsito está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e tem a finalidade de sensibilizar a sociedade para que assumam o compromisso e somem esforços com o poder público para preservar vidas, nossas Vidas. Devemos focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir com segurança, utilizando todos os meios e equipamentos disponíveis para prevenir acidentes, faça a escolha certa pois sua escolha faz a diferença no trânsito.
“A Semana Nacional do Trânsito não é uma ação isolada, ela soma com todas as outras que são desenvolvidas durante o ano inteiro. O que pretendemos com essa comemoração nacional é mudar a postura de toda a sociedade no esforço conjunto para minimizar os acidentes”, diz Janine de Lima Bruno Diretor Presidente da Agetran.
Ações
De acordo com o Contran, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema de 2017, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 7 milhões nesta quinta-feira
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Teste rápido e fórmula infantil gratuita: Sesau institui medidas para prevenir transmissão vertical do HIV
As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação
Projeto que amplia número de juízes auxiliares na Corregedoria em MS é sancionado por Riedel
Após projeto do judiciário, foi autorizado a ampliação de dois para três o número de juízes auxiliares
Homem é preso por estupro de vulnerável em Sidrolândia
Homem cometeu o crime em Dourados e Sidrolândia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.