Durante fiscalização, Inmetro apreende centenas de produtos natalinos
60% dos produtos apreendidos são brinquedos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
60% dos produtos apreendidos são brinquedos
Durante fiscalização de final de ano, a Agência Estadual de Metrologia, vinculada ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), recolheu em Campo Grande centenas de artigos natalinos e brinquedos que estavam fora dos padrões de qualidade.
A operação Especial de Natal, realizada entre os dias 11 e 15 deste mês, tirou de circulação diversos produtos alimentícios como panetones, nozes, uvas passas, castanhas, além de brinquedos, luminárias e mangueiras de decoração natalina comercializados irregularmente.
Entre os produtos, 1.478 brinquedos foram apreendidos e outros 138 foram reprovados por não constarem informações obrigatórias, ausência do selo de certificação ou Inmetro, ou até mesmo apresentarem o selo falsificado.
Outras 89 luminárias pisca-pisca foram apreendidas e outras 24 foram interditadas pelo órgão competente. Os produtos apresentavam plugues fora da norma, falta de informações obrigatórias e ausência do selo de certificação.
Ao longo da operação de Natal, 18 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. 8 deles apresentaram produtos em desconformidades com as regras vigentes do Inmetro.
A agência informa que brinquedos devem obrigatoriamente evidenciar em suas embalagens o selo do Inmetro, faixa etária indicada, manual de instruções em português, razão social, CNPJ e endereço do fabricante ou importador. A regra vale tanto para produtos nacionais quanto para os importados.
Luminárias pisca-pisca, conforme a Agência explica, devem conter na embalagem informações como tensão corrente, potência máxima, nome e marca ou logomarca do fabricante. Os plugues devem seguir o padrão nacional, com pinos redondos, além de apresentar a marca do Inmetro.
Os comerciantes foram notificados e deverão apresentar nota fiscal de origem dos produtos no prazo máximo de 10 dias, a contar da data da notificação. Caso não comprovem, serão responsáveis pela venda irregular dos produtos.
Informações e denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Agência estadual de Metrologia, através do telefone 0800 67 5220.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.