Alunos revitalizam praça e aprendem ciência, matemática e história na prática

Inauguração aconteceu nesta quarta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inauguração aconteceu nesta quarta

A percepção da importância das áreas verdes para a comunidade foi um dos maiores ganhos que os cerca de 30 alunos do 8º ano A da Escola Estadual Zamenhof experimentaram ao revitalizarem  Praça Cuiabá, em Campo Grande. Após concluídos os serviços e aprendizados, a inauguração aconteceu nesta quinta-feira (06), às 8h.

O pontapé inicial do Projeto Conecta apresentado à escola pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), órgão vinculado à SED (Secretaria Estadual de Educação), aconteceu em março e foi encabeçado pela coordenadora pedagógica da escola Marilene Leal Cunha.

“Primeiro a proposta foi apresentada pela multiplicadora do NTE e foi repassada para os professores que escolheram a turma que iria trabalhar”, explica a Tatiane Feitosa dos Santos, do Progetec (Professor Gerenciador de Tecnologia) da escola.

A proposta inicial era trabalhar apenas a matemática, entretanto os professores chegaram a um consenso de que as áreas verdes em torno da escola deveria ser o foco do projeto. Os alunos escolheram a Praça Cuiabá e, através dos trabalhos realizados para a revitalização da praça, os alunos de 13 e 14 anos acabaram tendo contato com as disciplinas de Ciência, Matemática, Língua Portuguesa e História.

“Na pesquisa de campo percebemos que a comunidade não frequentava a praça e despertou uma vontade: ‘vamos fazer algo para que o pessoal frequente a praça’. Plantamos 18 mudas que conseguimos com a Prefeitura”, conta Tatiane. De acordo com levantamento realizado na região, inclusive com moradores, os alunos aprenderam que algumas das árvores nativas são o ipê roxo, mulungu e canafistula.

Alunos revitalizam praça e aprendem ciência, matemática e história na prática

“Eles aprenderam porquê a praça tem esse nome o que era ali, adquiriram conhecimento científico e medicinal de cada uma das plantas. No conhecimento matemático ele criaram gráficos que comparava a quantidade de área verdes em relação ao número de habitantes”, exemplifica a professora.

Contemplando a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos construíram um espaço de leitura na praça. “Conseguimos a doação de nichos de suportes para por livros na cobertura no canto da praça”, conta Tatiane.

Flores foram plantadas, bancos instalados e finalmente tudo ficou pronto. A comunidade foi convidada e cerca de 50 pessoas participaram da inauguração na manhã desta quarta-feira. “Convidamos a comunidade, distribuímos convites e pais e familiares que moram próximos compareceram”.

Durante o evento, houve espaço para que  os alunos dessem depoimentos e alguns deles surpreenderam a professora. “Os alunos perceberam a importância que é a ‘presença do verde na sociedade onde muita coisa acontece e tudo é instantâneo’. Fiquei surpresa, a gente não percebe como eles se envolvem”, comenta.

De acordo com Tatiane, o projeto não acabou. “A intenção é continuar. Moradores adotaram árvores. Não é só plantar, tem que fazer vingar. Conseguimos essa parceria com a comunidade e a escola vai dar esse suporte”, finaliza.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados