Para evitar prejuízos, produtores poderão construir valas de drenagem para água da chuva

Resolução foi publicada no Diário Oficial  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Resolução foi publicada no Diário Oficial

 

A Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) divulgou, nesta quinta-feira (14), resolução que autoriza a construção temporária de valas de drenagem para escoamento de água em áreas de plantios agrícolas em Mato Grosso do Sul, atingidas pelo grande volume de chuva.

Conforme publicação feita no Diário Oficial do Estado, a determinação considera o risco de prejuízo econômico causado pelo alto índice pluviométrico no Estado. “A saturação ou acúmulo de água, afeta o desenvolvimento das raízes e sobrevivência de micro-organismos necessários às culturas, reduz a resistência do solo à compressão e favorece o desenvolvimento de agentes patogênicos podendo resultar em maior ocorrência de doenças ou mesmo pragas como mosquitos, comprometendo os cultivos agrícolas e silviculturais e com reflexos diretos à socioeconômica regional”, diz o documento.

A construção de valas de drenagem fica permitida até o dia 31 de março de 2016, desde que respeitados critérios como criação de projeto técnico simplificado que avalie questões como profundidade e drenagem da água.

De acordo com a resolução, a construção não poderá causar danos as propriedades vizinhas, nem comprometer profundidade do lençol freático ou contribuir com processos erosivos.

A licença para o projeto de escoamento de água não se aplica em áreas ocupadas por vegetação nativa. Neste caso, o produtor ainda fica sujeito a responder por infração administrativa.

Em casos de necessidade de manutenção, restauração e conservação de estradas, rodovias, ferrovias, dutos, linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica e telefonia e suas faixas de domínio, aplica-se a isenção do licenciamento ambiental, conforme a Semade.

A resolução entra em vigor na data da publicação.

Conteúdos relacionados