Lei Seca para eleições libera venda de bebidas, mas especifica regras para consumo

Restrição ocorre durante 14 horas neste domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Restrição ocorre durante 14 horas neste domingo

Juízes de seis zonas eleitorais assinaram a Portaria nº 07/2016, que regulamenta a Lei Seca para eleições em Campo Grande. Conforme o documento a venda de bebidas alcoólicas está permitida, porém, existem restrições em relação ao horário e local de consumo.

A Portaria assinada pelos juízes da  8ª, 35.ª, 36ª, 44ª, 53ª e 54ª Zonas Eleitorais proíbe o consumo de bebidas alcoólicas das 3 às 17 horas do próximo domingo (2), data na qual ocorrem as votações para vereadores e prefeito.

De acordo com o documento, a medida é estabelecida a fim de “assegurar o completo discernimento do eleitor no momento do voto, bem como a manutenção da ordem dos serviços eleitorais no dia das eleições”, como exige o artigo 35, IV e XVI, do Código Eleitoral.

No horário especificado não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas em bares, conveniências, lanchonetes,  padarias, hotéis, quiosques, restaurantes, supermercados, trailers, além de demais estabelecimentos comerciais e similares e locais abertos ao público.

O descumprimento da determinação caracterizará a prática do crime de desobediência previsto no artigo 347 da Lei n. 4.737/65 do Código Eleitoral. Segundo a assessoria de comunicação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a pena para quem descumprir a determinação, varia entre 15 dias a seis meses de reclusão, além de multa estabelecida pelo juiz. 

Conteúdos relacionados

Bolsa Família