Pular para o conteúdo
Cotidiano

Enem tem 150,8 mil inscritos em MS, 14% a menos que no ano passado

Provas serão nos dias 5 e 6 de novembro
Arquivo -

Provas serão nos dias 5 e 6 de novembro

 

 

O (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 registrou 150.833 inscritos em Mato Grosso do Sul. O número é 14% menor que o resultado do ano passado, de 174,6 mil. O total de inscritos em todo o país é de 9,2 milhões, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Mato Grosso do Sul é o estado com menor número de inscritos na região. Em Goiás são 312,3 mil inscritos, em Mato Grosso 180,7 mil e no Distrito Federal são 185,6 mil.

Considerado um avanço para o Governo na forma de ingresso no Ensino Superior, o MEC passou a usar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para entrada no Ensino Superior. A UFMS aderiu ao sistema em 2010. Atualmente no Estado, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Uniderp/Anhanguera, a Unigran (Centro Universitário da Grande ), a Facsul, UEMS (Universidade Estadual de MS) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) já aderiram ao método.

No processo seletivo deste ano, foram oferecidas 8 mil vagas em Mato Grosso do Sul, sendo mais da metade nos 96 cursos da UFMS. A UEMS (Universidade Estadual de MS) ofereceu 2,3 mil, a IFMS (Instituto Federal de MS) mais de 600 vagas, a e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) mais de 900 vagas.

Novidades

A partir de 1º de junho será liberado o aplicativo Enem 2016 para dispositivos móveis. Os participantes terão acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.

Esta edição do Enem traz também, pela primeira vez, o reconhecimento individual por meio de impressão digital na ficha de identificação do participante. Esse novo procedimento adota a tecnologia de selo gráfico autoadesivo e soma-se aos demais, tais como lacre eletrônico nos malotes de prova e uso de detector de metais nos locais de aplicação do exame.

Cartão e Provas

O cartão estará disponível exclusivamente na Página do Participante, em data a ser divulgada. No documento constará o local de provas, datas e horários; o número da inscrição; a indicação do atendimento especializado ou específico; opção de língua estrangeira e solicitação de certificação, quando for o caso.

As provas serão nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de ). As provas terão início às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis na Página do Participante e na página do Enem de 2016 na internet. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contratação temporária e dispensa de licitação: O que foi liberado na emergência da saúde

VÍDEO: Perseguição a caminhonete na Gunter Hans acaba em acidente em Campo Grande

Moradores da Aldeia Água Funda aproveitam tempo firme para recuperar estragos causados por temporal

Final da Copa Rei terá duelo entre brasileiros, diz jornal

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Dudu é barrado contra o Vasco por Leonardo Jardim após reclamar de reserva no Cruzeiro

Últimas Notícias

Brasil

Fraude no INSS: Governo começa ressarcimento a beneficiários em maio

Governo orienta a não acessar links enviados por e-mail ou rede social

Cotidiano

Saiba tudo sobre novo exame de Papanicolau do SUS que detecta vírus HPV precocemente

Com sensibilidade de 97%, novo exame permite detecção precoce de infecção pelo HPV, principal causa do câncer de colo de útero

Famosos

Após ficar em coma, Maidê Mahl mostra rotina em clínica de reabilitação; confira

Maidê Mahl entrou em uma clínica de reabilitação após o episódio de desaparecimento e coma que vivenciou em 2024; entenda

Cotidiano

Forro de banheiro da Santa Casa despenca durante banho de paciente

Apesar do susto, ninguém se feriu