Com estrutura precária CRS Guanandi será fechado, mas pacientes não são informados
Atendimentos serão transferidos para UPA Jardim Leblon
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atendimentos serão transferidos para UPA Jardim Leblon
Alvo de inúmeras reclamações sobre demora no atendimento, estrutura precária, fezes de pombo e mau cheiro que vem da água empossada nos fundos da área onde os pacientes aguardam pela consulta médica, o CRS (Centro Regional de Saúde) Guanandy Dr. Ênio Cunha, será fechado em breve. As atividades no local serão encerradas na próxima quarta-feira (30).
O fechamento culmina com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon, que ficará responsável pela demanda da região. Mesmo com data marcada para o encerramento das atividades, a população que é atendida no local garante não ter recebido informações a respeito da desativação do prédio.
“Acabei de ser atendida e ninguém me disse nada. É bom saber porque não moro perto. Venho aqui porque é mais fácil por conta da linha de ônibus”, afirma a aposentada Plácida Vissuela, de 72 anos. Marino Ribeiro, de 76 anos, também não sabia do fechamento, mas concorda com a decisão. “Se a UPA oferece mais condições será melhor para a população”, observa.
Afastada do trabalho por problemas de saúde, Maria Aparecida de Jesus, de 63 anos, é mais uma entre os pacientes que não foram informados sobre o fechamento. “Não me disseram nada, mas se lá for mais limpo que aqui será bem melhor. Do jeito que está não tem condições de continuar. É sujeira para todos os lados, além do mau cheiro. A gente chega aqui doente e pode sair pior do que entrou”, frisa.
Com suspeita de Zika vírus, o pedreiro Sebastião Silva Nascimento, de 58 anos, sque aiu do Tarumã para ser atendido no CRS, reclamou da estrutura do local e destacou a necessidade de reforma. “Aqui os pombos ficam em cima da nossa cabeça. É muito sujo, mas os médicos são bons. Não sabia que irá fechar. Acho que poderiam reformar e deixar funcionando mesmo com a inauguração da UPA. Quanto mais atendimento de saúde, melhor”, ressalta.
Vizinho da nova UPA Jardim Leblon, Antônio Pelegrin, de 75 anos, diz que mesmo com a inauguração da unidade de atendimento, o CRS deveria continuar com os atendimentos. “Moro a três quadras de lá, então, pra mim será muito melhor, mas acho que não deveriam fechar o CRS. Tem muita gente que precisa de médico”, justifica.
Zenilda Mota, de 37 anos, não sabia do fechamento. “Não estava sabendo. A estrutura daqui é horrível, mas o atendimento é bom. Se vão fechar, devem pelo menos usar o prédio para algo que beneficie a população”, destaca.
Desativação CRS-
No dia 8 de janeiro de 2015, o ex-chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Jamal Salém, anunciou o fechamento do local. Na ocasião ele explicou que o atendimento do CRS seria transferido para a UPA Jardim Leblon e disse que o prédio seria transformado em um Caps (Centro de Atendimento Psicossocial).
Na manhã desta quarta-feira (23), a assessoria de comunicação da Sesau, disse que depois de ser desativado, o local será reformado, no entanto, destacou que até o momento o prefeito Alcides Bernal (PP) não informou se o espaço será utilizado para funcionamento de um Caps ou Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Nesta manhã a equipe de reportagem do Jornal Midiamax esteve no CRS. No local não há nenhum cartaz sobre a mudança. Funcionários garantiram que o fechamento está sendo informado, no entanto, em conversa com 10 pacientes, todos eles disseram que não sabiam sobre a mudança.
A assessoria de comunicação da Sesau garantiu que o fechamento será informado e que os pacientes serão direcionados para a UPA.
Irregularidades –
O MPE (Ministério Público do Estadual) também constatou várias irregularidades no prédio, no entanto, segundo a promotora Paula da Silva Volpe, lotada na 22ª Promotoria de Saúde, o inquérito não terá continuidade por conta da desativação do prédio.
A assessoria de comunicação da Sesau afirma que independente da desativação, a Prefeitura deve responder ao Ministério Público.
(Colaborou a repórter Evelin Araújo)
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.