Com buracos por toda a cidade, desconto de IPVA vira piada

Parte do tributo é destinada ao Município

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parte do tributo é destinada ao Município

Com buracos espalhados por toda a cidade, o desconto de 15% oferecido aos contribuintes que pagarem o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016 a vista, tornou-se motivo de piada e críticas nas redes sociais.

Um contribuinte publicou uma foto do carnê tirada em uma rua cheia de buracos. A imagem postada em uma página no Facebook recebeu centenas de curtidas, compartilhamentos e vários comentários, entre eles, piadas sobre o desconto e críticas em relação à situação das ruas da Capital e também, de outras cidades do país.

“Vamos pagar IPVA gente. O dinheiro investido sempre retorna”, ironizou um internauta. “O dinheiro do seu IPVA fazendo piscinas públicas em meio às vias e rodovias”, comentou outro internauta que compartilhou a imagem.

Na legenda usada em um dos compartilhamentos o internauta observa, “mas pagar assim? Aí não dá”, ressalta. “IPVA e multa, máquinas de dinheiro do Governo. Depois esses políticos aparecem em rede nacional e têm a cara de pau de falar que não tem dinheiro pra isso ou aquilo”, diz um dos comentários.

“Para que mesmo serve o IPVA? Ah, para a manutenção das estradas e asfaltos. Entre outras atividades”, destacou um dos internautas.

As reclamações de buracos nas vias públicas de Campo grande são frequentes. As deformidades e crateras na pista provocaram vários acidentes. Na madrugada deste domingo (17), por volta das 2 horas, o pedreiro Romildo Jacinto Estruquel, de 42 anos, morreu depois de passar em um buraco.

O motociclista trafegava pela Rua Alan Boaventura, no Jardim Sayonara e ao passar pelo buraco, ele perdeu o controle da moto, caiu e bateu a cabeça. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, no entanto, a vítima já estava morta.

Pagamento do IPVA –

De acordo com informações divulgadas no site da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), o recolhimento do IPVA é anual e o valor arrecadado, observados os percentuais previstos em lei, é rateado entre o Estado, o município, onde o veículo foi licenciado, e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Ainda segundo a Sefaz, o contribuinte que optar pelo pagamento a vista, com o desconto de 15%, tem até o dia 29 de janeiro.

O imposto também pode ser pago em até cinco vezes, neste caso, o primeiro vencimento em 29 de janeiro, segunda parcela no dia 29 de fevereiro, a terceira em 31 de março, a penúltima parcela em 29 de abril e a última em 31 de maio.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família