Informação é do Diário Oficial de

Os servidores municipais detentores dos cargos de agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e de saúde pública, que participarem de mutirão contra o mosquito , programado para este sábado (13), vão ganhar dois dias de folga, conforme publicação extra do Diário Oficial desta sexta-feira (12).

A Prefeitura de Campo Grande leva em consideração o estado de alerta contra o inseto, responsável pela transmissão da Dengue, Zika vírus e Febre chikungunya, além da situação de emergência. Justifica, também, a contenção de gastos. “Considerando que as ações do Poder Executivo visam, sobretudo e principalmente o bem estar social da população em geral”.

O mutirão será em parceria com Exército Brasileiro, Marinha e Força Aérea e feito em período de jornada regular. As folgas só serão dadas depois que o período de situação de emergência e estado de alerta acabarem, mas, dentro do prazo de seis meses. Não há possibilidade alguma de o Executivo converter em hora extra. 

Os interessados em ‘colaborar' devem apresentar termo de declaração às suas chefias imediatas a sua participação no evento até o final desta tarde. Os chefes devem encaminhar os documentos ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e à Diretoria de Recursos Humanos da Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde, “para fins de controle e registro nas pastas funcionais”.

Também amanhã, o ministro do Esporte, George Hilton, participa do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero. A programação começa às 8h na Praça Ary Coelho. A vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Rose Modesto, estará junto distribuindo kits e folders com explicações das medidas de prevenção.

Em todo o país, são mobilizados 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica para a ação; em Mato Grosso do Sul, serão 11.000 homens. Cerca de 4 milhões de panfletos informativos serão distribuídos em mais de 350 municípios, dentre eles os 115 municípios que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes nos meses de novembro e dezembro de 2015. Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.

Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, haverá uma nova ação de combate ao foco dos mosquitos com a participação de 50 mil militares que estão sendo treinados para atuar nas regiões a serem indicadas pelas prefeituras e pelo Ministério da Saúde. Esta ação será de combate ao mosquito, e não apenas de orientação, e deverá incluir a aplicação de larvicidas e inseticida.