Abstenções no Enem crescem e MS tem o 2° maior número de faltas no País

Estado só perdeu para o Amazonas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estado só perdeu para o Amazonas

O número de abstenções no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em Mato Grosso do Sul, cresceu quase 4% neste ano, se comparado ao ano de 2015. 

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a taxa nacional de candidatos faltosos foi de 30,01%. No Estado, o número foi de 34,64%, em 2015, o índice foi de 30,7% de abstenções. 

Para o cálculo, o Inep excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro. A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). 

Do total de aproximadamente 8,4 milhões que poderiam fazer o exame neste final de semana, 5,8 milhões compareceram às provas. No ano passado, as abstenções foram de 27,6%.

Conforme o Inep, 768 participantes foram eliminados, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7.

Gabarito

Nesta quarta-feira (9), o Inep vai divulgar o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep (portal.inep.gov.br). O gabarito também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. 

Em 3 e 4 de dezembro será realizado o Enem para os 3% de inscritos que não fizeram o exame neste fim de semana em função das ocupações. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.

Conteúdos relacionados