Vídeo: onça-parda é encontrada em despensa de residência no interior de MS

 A onça foi removida pelo Corpo de Bombeiros em uma gaiola improvisada e levada pela PMA até Itaquiraí

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 A onça foi removida pelo Corpo de Bombeiros em uma gaiola improvisada e levada pela PMA até Itaquiraí

Um casal de idosos recebeu uma visita não muito comum na manhã deste domingo (13) em sua residência em Naviraí, cidade a 359 quilômetros de Campo Grande. Uma onça-parda resolveu procurar abrigo na despensa da varanda do casal localizada no Bairro Sol Nascente, perto do centro da cidade.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao abrir a porta da casa pela manhã o idoso avistou o animal deitado e assustado acionou o Corpo de Bombeiros por volta das 6 horas. “Faltavam dez para as seis quando fomos acionados pelo proprietário da residência. A princípio ele não sabia dizer se o animal era realmente uma onça ou um gato”, conta o Sargento do Corpo de Bombeiros Reber Coitinho Capilé.

Chegando ao local, o Corpo de Bombeiros se deparou com uma onça-parda macho adulta acuada na despensa que fica nos fundos da residência. Para a segurança dos moradores e da população que se aglomerou em volta da casa, os bombeiros cercaram o local com algumas grades impedindo que o animal fugisse e acabasse atacando as pessoas.

“Como se trata de um animal feroz o risco de ele atacar as pessoas ao redor é grande e o fato der estar acuado o torna mais agressivo”, explica o sargento.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) também foi acionada, mas não possuía o armamento necessário que possibilitaria tranquilizar o animal com dardos. Os bombeiros e policiais ambientais esperaram 4 horas até a arma, que precisou ser trazida da Fazenda Green Farm localizada na cidade de Itaquiraí, chegasse.

Depois de ser tranquilizada, a onça foi removida pelo Corpo de Bombeiros em uma gaiola improvisada e levada pela PMA até a Fazenda Green Farm, onde vai passar por avaliação médica. Segundo o sargento Reber Coitinho Capilé, o animal não tinha nenhum ferimento aparente e ninguém no local ficou ferido.

 

Outro caso

De acordo com o sargento Reber, essa não é a primeira vez que uma onça-parda invade a área urbana da cidade. “Há mais ou menos 8 anos uma onça-parda foi encontrada em um hospital e já fomos informados de que outra onça estaria andando pelos arredores  da cidade”, conta.

Indagado sobre os motivos da incidência dos animais na cidade, o sargento diz haver duas explicações. Uma delas seria a cheia do Rio Amambaí que fica 5 quilômetros do município e o animal estaria procurando lugar seco para ficar. A outra seria o grande desmatamento. “Ela caça em uma área de 50 a 100 quilômetros e deve estar entrando na cidade em busca de alimento”, explica.

O sargento alerta para que o local onde o animal se encontrar deve ser isolado e o Corpo de Bombeiros ou a PMA precisam ser chamados imediatamente.

Conteúdos relacionados