Sindicato diz que autoescolas já estão prontas e que simulador não vai atrasar CNH
Simulador é exigência a partir desta terça
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Simulador é exigência a partir desta terça
É oficial. A partir do dia 1 º de dezembro, quem for tirar a primeira carteira de motorista para carro, ou adicionar essa categoria, vai ter que passar pelo simulador de direção. Desde 2013 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tenta implantar a resolução, que teve várias prorrogações. Em Campo Grande, o presidente do SINDCFCMS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Mato Grosso do Sul) garantiu que não vai demorar mais para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “São de 40 a 60 dias em Campo Grande e não vai alterar. No interior, são de 60 a 90 dias e também não deve mudar”, diz Wagner Prado.
Segundo o presidente do SINDCFCMS, cada simulador custa R$ 40 mil mensais e os CFCs (Centros de Formação de Condutores) do Estado optaram por dividir as máquinas e o valor. A empresa que venceu a licitação é espanhola e concorreu com outras três que também eram homologadas pelo Contran.
Em Mato Grosso do Sul são feitas 4.500 CNHs por mês, sendo 1.500 em Campo Grande. Ao todo no Estado são 220 CFCs e há 74 máquinas disponíveis, sendo 12 em Campo Grande. No interior, nem todas as cidades terão máquinas, uma vez que nem todas realizam os exames médicos e psicológicos. Nestes casos, os exames e as aulas no simulador são realizados em municípios próximos.
Sobre uma corrida às autoescolas nos últimos dias sem o simulador, Wagner diz que não foi notado um aumento significativo e que o equipamento está tendo uma boa aceitação. “Teve uma boa aceitação. Trabalhamos isso há dois anos e foi exposto na Semana Nacional do Trânsito”, diz. “Eu mesmo, tinha certa aversão, como um ‘obstáculo’, mas ao testar e ver as condições na rodovia, na chuva pude perceber que é de muita importância”, completa.
O presidente do sindicato ainda garantiu que não vai ficar mais caro tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Pois das 25 aulas que o aluno terá que realizar, cinco delas será no simulador. Só isso”.
O processo vai ficar mais caro mesmo, é para quem decide não fazer todas as aulas de direção exigidas, prática comum entre quem tira a CNH e as autoescolas. Já que cinco serão obrigatoriamente feitas no simulador, o aluno que escolheu pagar, por exemplo, por 15 aulas, terá que custear mais cinco e gastar um pouco mais.
Cidades onde não tem simulador
No interior do Estado são 62 simuladores. Cidades que não possuem são e onde deverão ser feitas as aulas: Ládario (aulas em Corumbá), Anaśtácio (em Aquiduana), Guia Lopes da Laguna (em Jardim), Japorã (em Mundo Novo), Douradina (em Dourados, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Caracol, Laguna Carapã e Paranhos (em Ponta Porã), Novo Horizonte do Sul (em Nova Andradina), Jateí (em Angélica) e Vicentina (em Fátima do Sul).
Detran
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) publicou portaria, na quinta-feira (12), alterando procedimentos de uso de simulador de direção veicular. Pela nova portaria do Detran, na obtenção da CNH categoria ‘B’ ou adição desta ao documento o candidato deverá fazer cinco horas/aula em simulador, das quais uma com conteúdo noturno.
Se o caso for de substituição das aulas noturnas previstas em veículos de aprendizagem na obtenção da CNH ‘B’, até três horas/aula no equipamento. O Detran estabelece que a portaria entrará em vigor em 1º de dezembro.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.