Professores federais em greve farão manifestação na próxima quinta

Docentes devem se mobilizar em Campo Grande e em Brasília

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Docentes devem se mobilizar em Campo Grande e em Brasília

Professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em greve há 49 dias, devem fazer  manifestação na próxima quinta-feira (6), em Campo Grande. A informação é do diretor-financeiro da Adufms (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marco Aurélio Stefanes. Os servidores pedem  reajuste de 27%, enquanto o governo federal ofereceu 21,3%.

De acordo com Marco Aurélio, no dia 22 de junho, uma caravana com 6 mil professores foi até o Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, onde o governo federal reafirmou as propostas que já haviam sido colocadas. Na próxima quarta-feira (5), deve ser realizada uma assembleia para avaliação da contraproposta do governo.

Conforme o representante dos professores, também foi solicitado à reitoria da UFMS, há mais de 40 dias, informações precisas sobre os cortes de recursos que a instituição deve sofrer. Como ainda não houve resposta, na manifestação também deve ser cobrada maior transparência sobre essas informações.

Segundo a Adufms, a greve tem adesão de 100% dos professores e o calendário acadêmico está suspenso desde junho. Ao todo, 16 mil alunos estão sem aula.

O MEC (Ministério da Educação) e o MPOG estão mantendo a proposta de reajustar os salários dos servidores públicos em 21,3%, parcelados em quatro vezes anuais.

Foi acrescentada somente a possibilidade de reajustar o vale-alimentação, saúde, creche e a revisão do acordo plurianual com a categoria, para rediscutir os índices de reposição de perdas inflacionárias futuras.

A proposta foi recusada pelo Comando de Greve dos Servidores Públicos Federais e também pelo Comando do Andes-SN, mas será submetida à apreciação nas assembleias das categorias representativas das universidades em greve, hoje com adesão de 41 instituições. 

Conteúdos relacionados

Bolsa Família