Categoria se reúne ás 14 horas para discutir a proposta

Os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) se reuniram com o Prefeito de , Gilmar Olarte e a comissão de negociação, composta pelos secretários da Prefeitura, para discutir sobre o fim da greve que já dura 58 dias letivos, conforme último balanço repassado pelo secretário adjunto de Finanças, Ivan Jorge. O pedido do prefeito é que os professores encerrem a greve e voltem a discutir o reajuste salarial de 13,01% em setembro.

Gilmar Olarte explicou que a Prefeitura precisa baixar o limite prudencial, que agora está em 53,4% para 51% e só então discutir o reajuste. Olarte pediu prazo de um mês para conseguir equalizar o caixa e poder renegociar o aumento com os professores.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves, disse ao final da primeira reunião com a participação do prefeito, que não houve avanços nas negociações , mas que  a mesma serviu para “quebrar o gelo”.  A categoria vai se reunir em assembleia, a partir das 14 horas desta quarta-feira (5) para discutir se aceita ou não a proposta da prefeitura.

Conforme o secretário de Educação Marcelo Monteiro Salomão, atualmente 54 escolas estão em greve, sendo 40 de forma parcial e 406 professores estão fora de aula. Se a categoria aceitar o acordo e retomar as atividades ainda nesta semana, as aulas de reposição deveram ser feitas aos sábados e feriados, já incluindo o 7 de Setembro (Independência do Brasil), nesta sexta-feira, e também com a inclusão do quinto tempo, que já está sendo praticado nas escolas que voltaram as aulas.

Ainda segundo Monteiro, as aulas devem se estender em parte de dezembro, respeitando o calendário de férias, visto que não pode haver reposições neste período, janeiro e fevereiro.