MPE cria grupo especial com promotores para fazer o controle externo da polícia
Conforme o MPE, a atuação do Gacep não exclui ou substitui a atuação do Gaeco
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Conforme o MPE, a atuação do Gacep não exclui ou substitui a atuação do Gaeco
O MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) criou na última quinta-feira (19), o Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), que vai atuar no controle externo da atividade policial. Estão sujeitos ao controle externo os organismos policiais estaduais ou outro órgão ou instituição, civil ou militar, relacionados à segurança pública e investigação criminal.
Segundo o MPE, o controle da atividade policial tem entre os objetivos manter a regularidade e a adequação dos procedimentos empregados na execução da atividade policial, integração das funções do MPE e das polícias. Este controle externo da atividade policial será exercido pelos promotores de justiça do Gacep, que terão como atribuições visitar delegacias de polícia, casas de custódia provisória, unidades militares e respectivas carceragens.
O Gacep foi instituído no âmbito das Promotorias de Justiça Criminais do MPMS, subordinado diretamente ao gabinete do procurador-geral de justiça, integrado por promotores de justiça vitalícios de entrância especial, indicados e designados pelo procurador-geral de justiça, ouvido o conselho superior do ministério público.
Os promotores terão livre acesso para a realização da fiscalização e receber representações, requerimentos, petições e peças de informação de qualquer pessoa ou entidade e denúncia anônima. Também poderão requisitar à autoridade competente a instauração de inquérito policial ou inquérito policial militar sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial.
O Gacep terá atribuição em todo o Estado, respeitados os princípios do Promotor Natural e da independência funcional, podendo ser criados subgrupos de atuação regionalizada, conforme o interesse institucional, e realizará o controle externo da atividade policial, bem como das atividades dos demais órgãos envolvidos com a segurança pública, na modalidade concentrada.
Conforme o MPE, a atuação do Gacep não exclui ou substitui a atuação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).
(Com informações do MPE MS)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.