Horário de verão começa a zero hora; confira dicas para adaptar o corpo

Relógios devem ser adiantados em uma hora

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Relógios devem ser adiantados em uma hora

O horário de verão de 2015 começa a zero hora de domingo (18), e vai até a meia-noite do dia 20 de fevereiro do ano que vem. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora adiantados em 10 estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Se não houver adaptações para a mudança de horário, algumas pessoas podem apresentar cansaço, fadiga e até mesmo, chegar à exaustão. 

O fisiologista Hildeamo Bonifácio recomenda que na primeira semana de mudança de horário, as pessoas aumentem a ingestão de líquido e façam refeições leves. Também deve ser mantido o horário das refeições, para o cérebro se adaptar o mais rápido possível com a mudança. A mesma tática deve ser adotada com o sono. Quem está acostumado a dormir às 22 horas, por exemplo, deve manter o horário, mesmo que ainda não tenha sono. 

A médica Luciana Palombini, da Associação Brasileira do Sono, também tem dicas para quem quiser treinar o relógio biológico. “Uma das maneiras de adiantar o relógio biológico é acordar 15 minutos mais cedo a cada dois dias”. A exposição solar também é recomendada. “Abra a janela e tome um café da manhã. De noite, a pessoa consequentemente vai sentir sono um pouco mais cedo”. 

Economia de energia

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a redução esperada na demanda de energia para Mato Grosso do Sul, neste período, será de aproximadamente 5%. Com o horário de verão, existe uma redistribuição do consumo neste período, uma vez que o consumo de energia dos clientes residenciais, quando retornam para suas casas, não coincide com a entrada da iluminação pública, evitando-se assim uma demanda maior neste período.

O horário de verão irá vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. (Com informações da Agência Brasil)

Conteúdos relacionados