Personagem da novela América foi inspirado em empresário

Para os brasileiros que são fãs de novela é fácil lembrar-se do Jota, personagem de Roberto Bonfim na novela América da rede Globo inspirado no empresário João Geraldo Abussafi de Lima, o Jota Abussafi, que foi nomeado nesta segunda-feira (22) como “Embaixador Honorário do Turismo de Mato Grosso do Sul” pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Jota é paranaense foi para os Estados Unidos em 1984 após perder uma eleição para vereador em Terenos por cinco votos e lá trabalhou lavando louça, auxiliar de cozinha e motorista em uma empresa que transportava turista pelos pontos turístico de Miami. Com o emprego ele conseguiu abrir a própria empresa e recepcionava famosos brasileiros como Cláudia Raia, Faustão, Rodrigo Faro, Kaká.

O empresário destacou que sempre gostou de MS e vai continuar divulgando o turismo do Estado por onde passar. “Em um momento como este vejo quanto Deus é generoso comigo”, ressaltou o empresário que quando foi para o exterior não falava inglês e sofreu tudo que um imigrante sofre.

Azambuja destacou que o turismo em MS tem muito a ser explorado e a parceria com o empresário vai ajudar a divulgar o Estado. “O J ainda não tem função, mas podem contar com a garra, determinação e empreendedorismo dele”. Segundo o governador, ele não receberá salário pelo título.  

“O J é empreendedor, perdeu a eleição, mas não se curvou como muitos. Não tenho duvida que você como embaixador do turismo vamos crescer mais. Um paranaense que adotou MS como estado do coração””, disse Azambuja ao empresário.

Abussafi abriu uma segunda empresa e está em seu segundo livro, intitulado ‘Dicas do Jota’, onde ele indica restaurantes e pontos turístico de Miami. O empresário já foi entrevistado no Programa do Jô, Domingão do Faustão e Encontro com Fátima Bernardes. “O meu sonho era ser entrevistado pelo Jô”, concluiu.

Novela

De acordo com site Memória Globo, a novela América foi exibida em 2005 e o personagem Jota era extrovertido, descolado, sempre alegre e de bem com a vida. Era um dos frequentadores do café dos imigrantes e conhece todas as manhas para ajudar os ilegais. Ele estava há um bom tempo nos Estados Unidos e, todo mês, manda dinheiro para ajudar a família no Brasil.

Jota era primo de Waldomiro (Eri Johnson), o “peão de vitrine”. No começo da novela, ganha o green card por sorteio. Era trabalhador, esforçado e está sempre juntando seu dinheiro e fazendo aplicações acertadas até que compra uma limusine, enfeita-a com neón e passa a intitular-se “o motorista das estrelas”.