Retomada de turismo internacional

A CVC Corp viu as buscas de consulta de preços e orçamentos por pacotes nos Estados Unidos, cresceram mais de 100% após o anúncio de abertura de fronteiras em novembro. A agência de viagens, porém, destaca que a retomada do turismo internacional está “mais lenta”, por causa da alta do dólar e da pandemia. Os destinos internacionais mais procurados, informa, neste momento, são Portugal, Cancun, Orlando, Chile e Buenos Aires.

Na segunda semana de dezembro, a CVC Corp informa ter havido desaceleração de vendas, sobretudo de destinos internacionais, após avanço da Ômicron. A empresa, contudo, acredita que os efeitos da variante na busca por viagens tenham sido transitórios.

Vistos de intercâmbio

Os vistos destinados a estudos, F1 e J1, passaram a crescer expressivamente ainda no primeiro semestre do ano passado com a retomada de emissão pelo serviço consular no Brasil. Com valores mensais que variam ao longo do ano, o ritmo de emissões parece retomar o que se via antes da pandemia.

Os vistos do tipo F1 são destinados a estudantes em programa de treinamento acadêmico ou de idiomas. Em geral, tem crescimento de emissões entre março e julho, quando atinge o maior pico mensal do ano. Até setembro, há ritmo de queda. As expedições sobem sutilmente até dezembro, caindo a partir do mês de janeiro

Os vistos do tipo J1 são especificamente para intercambistas. Normalmente, tem crescimento de emissões entre abril e julho, quando atinge o maior pico do ano. Até setembro, há um ritmo de queda. As expedições sobem até novembro, caindo a partir do mês de dezembro.

O STB – Student Travel Bureau destaca que os EUA sempre foram um dos destinos mais procurados por brasileiros, por conta do “sonho americano” e da diversidade de oportunidades acadêmicas. Com o fechamento das fronteiras, as vendas estacionaram. Em abril, com a retomada de emissões, “o interesse dos brasileiros retomou com força total, colocando o destino novamente no topo do ranking dos mais populares para o intercâmbio.”

O presidente da STB, José Carlos Hauer, explica que o crescimento é grande, mas gradativo. “A gente vê um crescimento constante e espera chegar em níveis de 2018, 2019, quando as vendas estavam dando mais.” No entanto, ele acha que isso só deve ocorrer em 2023. “As pessoas estão aguardando uma segurança maior para viajar”, explica.

Diante das flexibilizações para estudantes e avanço da vacinação, a CI Intercâmbio e vendeu 30% mais pacotes para os Estados Unidos em 2021 em comparação com o ano anterior. “Em novembro, quando ocorreu a reabertura para brasileiros com visto de turista válido e com a possibilidade de estudar por até 12 semanas com carga horária mais baixa, a procura aumentou ainda mais”, destaca, em nota.