Ibama atualiza sistema digital antifraude para controle da madeira

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nesta terça-feira (8) o Sinaflor+. O sistema é uma atualização do antigo Sinaflor, criado em 2012 para garantir o controle no manejo da madeira, rastreando desde a origem e fortalecendo o combate ao desmatamento ilegal. Segundo o Ibama, no sistema antigo, a […]
| 09/09/2020
- 00:08
Ibama atualiza sistema digital antifraude para controle da madeira
Agência Brasil - Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou nesta terça-feira (8) o Sinaflor+. O sistema é uma atualização do antigo Sinaflor, criado em 2012 para garantir o controle no manejo da madeira, rastreando desde a origem e fortalecendo o combate ao ilegal.

Segundo o Ibama, no sistema antigo, a vinculação entre madeira extraída e árvore original era feita por amostragem aleatória. No Sinaflor+, as árvores destinadas ao corte seletivo são 100% identificadas por geolocalização e cada produto florestal pode ser rastreado até o ponto exato de onde foi originalmente extraído.

Além de prevenir fraudes, o sistema tem assinatura eletrônica e QR code no novo modelo de autorização. A medida visa assegurar mais transparência à fiscalização e mais rigor.

O Sinaflor+ conta ainda com um painel de controle integrado para o usuário, com ferramentas que vão de histórico a busca inteligente, facilitando o gerenciamento de autorizações e pendências por parte do .

Em fase inicial, o sistema foi testado desde 24 de agosto por mais de 500 usuários capacitados, entre membros de órgãos ambientais, responsáveis técnicos vinculados aos representantes setoriais e analistas do próprio Ibama. No período, foram emitidas mais de 100 autorizações no novo sistema.

Veja também

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília

Últimas notícias