‘Em nome de Deus’, ‘estou fazendo história’: senadores inovam na posse
OGlobo Fruto da maior renovação desde a redemocratização do país, a nova cara do Senado apareceu, nesta sexta-feira, durante a posse dos 54 parlamentares eleitos em 2018. A exemplo do que ocorre em sessões especiais na Câmara, em desacordo com o regimento interno, os senadores inovaram no juramento de posse . Teve “em nome de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
OGlobo
Fruto da maior renovação desde a redemocratização do país, a nova cara do Senado apareceu, nesta sexta-feira, durante a posse dos 54 parlamentares eleitos em 2018. A exemplo do que ocorre em sessões especiais na Câmara, em desacordo com o regimento interno, os senadores inovaram no juramento de posse . Teve “em nome de Deus”, “vou cumprir minhas promessas de campanha”, “estou fazendo história”, entre outros.
O regimento é claro. Um senador “presta o compromisso” de mandato: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Os demais devem responder apenas: “Assim o prometo”.
Não foi o que ocorreu. Chamados a fazer o juramento pelo senador Telmário Mota (Pros-RR), apenas sete novatos respeitaram o regimento. Os outros se estenderam.
Eleito senador por São Paulo na onda bolsonarista, Major Olímpio (PSL) abriu com o bordão do presidente Jair Bolsonaro:
— Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Assim o prometo.
Daniella Ribeiro (PP-PB) disse que fez história.
— A Paraíba faz história neste momento trazendo a primeira mulher para representá-la aqui no Senado Federal. E eu, com muita honra, prometo a Deus, ao povo paraibano e ao povo brasileiro que irei honrar esse mandato. Muito obrigado.
O senador Styvenson Valentim (Rede-RN) fez promessas.
— Prometo ficar íntegro, prometo respeitá-los e prometo cumprir o que eu prometi em campanha. Prometo sempre e vou cumprir — disse.
A solenidade foi presidida por Davi Alcolumbre (DEM-AP), integrante remanescente da última Mesa Diretora. Adversário de Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa pela Presidência do Senado, que ocorre no início da noite, ele foi o primeiro senador a entrar no plenário, 15 minutos antes do início da cerimônia. Foi direto para a cadeira de presidente.
Há uma polêmica sobre ele presidir a próxima sessão, que definirá o comando da Casa. Isso porque ele é um dos candidatos que irão enfrentar Renan. O grupo do alagoano diz que Alcolumbre não pode presidir e concorrer ao mesmo tempo. Prometem questioná-lo na sessão.
Diferentemente da sessão da eleição, que promete ser tumultuada, a posse foi curta. Durou pouco mais de meia hora. Foi acompanhada por convidados dos senadores eleitos e autoridades, como o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e o governador de São Paulo, João Doria.
Derrotado nas últimas eleições presidenciais, Ciro Gomes (PDT) prestigiou a posse do irmão Cid Gomes, que assume mandato pelo Ceará. O ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo acompanhou Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.