Entre os cinco milhões de inscritos no Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) está Arno Muniz, de 46 anos. Ele é morador de rua e participou no último domingo (3) da primeira fase da prova.

Em situação de rua há 4 anos, desde que ficou desempregado, Muniz conseguiu pagar a inscrição no Enem com o dinheiro arrecadado nas ruas de Blumenau (SC), cidade onde vive. Com o boleto em mãos, ele pediu a ajuda aos motoristas que paravam nos sinais.

Ele contou à reportagem do Extra, que a prova estava muito difícil, mas conseguiu concluir as questões e a redação. “As pessoas não sabem o que a gente sofre e nem o preconceito”, disse.

O morador comentou ainda que conseguiu terminar o ensino médio entre 2017 e 2018, quando voltou a estudar e concluiu o ensino fundamental e médio pelo ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos).

Atualmente, o morador conta com a ajuda de funcionários de um posto de combustíveis para guardar seus pertences e um espaço para estudar. Porém, os livros e os diplomas dos cursos estão sempre com ele, por medo de ser roubado.

“Eu queria muito um lugar para morar, tomar banho diariamente, lavar roupa e guardar meus pertences”, conta.

Agora, Arno Muniz se prepara para a segunda prova do Enem, que acontecerá no domingo (10).