MPF investiga esquema de desvio de cocaína de cofre da Polícia de SP

Cocaína retirada de cofre do Denarc era traficada por policiais 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cocaína retirada de cofre do Denarc era traficada por policiais 

O Ministério Público Federal investiga um esquema de desvio de cocaína dos cofres do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), em São Paulo, operado por policiais civis. A investigação foi tema de reportagem do “Fantástico”, neste domingo (2).

Segundo a reportagem, pelo menos 53 lacres de cocaína apreendidos no Denarc teriam sido desviados por policiais em um período de dois anos.

O investigador Bruno Luiz Soares Figueiredo, preso desde o ano passado, é apontado como o articulador do esquema. Por meio de escutas, promotores descobriram que Figueiredo misturava produtos químicos à droga apreendida, para disfarçá-la.

A droga seria negociada pelos policiais com traficantes. Um outro policial que não teve o nome revelado é acusado de ajudar o investigador a desviar a cocaína do cofre do Denarc. Figueiredo é ainda suspeito de alertar criminosos de uma operação policial na cracolândia, ocorrida no dia 5 de agosto do ano passado.MPF investiga esquema de desvio de cocaína de cofre da Polícia de SP

A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) afirmou em nota que o policial foi preso. A Secretaria diz ainda que possui imagens do interior do cofre de armazenamento de drogas do Denarc, que foram analisadas e não comprovaram que “qualquer funcionário tivesse acessado o conteúdo dos sacos que acomodavam as drogas”.

O governo de São Paulo diz que não irá tolerar “desvio de conduta”. O advogado de Figueiredo, Jonas Margazão, nega as acusações. “Ele não é traficante. Pelo contrário, é um policial elogiado que nunca teve nenhum problema disciplinar”, disse.

Conteúdos relacionados