STF aceita delação de Sérgio Machado, responsável por queda de Jucá

Ministro Teori Zavaschi homologou delação hoje

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministro Teori Zavaschi homologou delação hoje

Teori Zavaschi, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou a delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Machado é o responsável pelo afastamento do Ministério do Planejamento do senador Romero Jucá (PMDB-RR), após divulgação do áudio entre ambos, investigados pela Operação Lava Jato. 

De acordo com reportagem do Jornal do Brasil, existe um ‘receio’ entre a cúpula do PMDB, de que Machado tenha gravado também o ex-presidente José Sarney. O que já se sabe é que o ex-presidente da Transpetro gravou conversas com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). De acordo com fontes ouvidas pelo periódico fluminense, o caso de Jucá ‘não é nada’ comparado a Renan e Sarney.

Nos áudios das conversas entre Renan e Machado, divulgados pela Folha de S. Paulo, o presidente do Senado afirma que ‘presos não devem fazer delação’, ou seja, pretende mudar as regras de delação premiada para que réus não fechem acordos, como vem acontecendo na Operação Lava Jato.

A delação de Sérgio Machado passa a ter valor jurídico e seu conteúdo pode resultar em novos inquéritos, que seriam abertos pela PGR (Procuradoria Geral da República), com autorização do STF, nos quais seriam ouvidos eventuais citados por Machado nas delações.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

Conteúdos relacionados