Em São Paulo, alunos detidos em ocupação de escola são liberados

Estudantes ocuparam o Centro Paula de Souza na noite desta quinta-feira (3)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estudantes ocuparam o Centro Paula de Souza na noite desta quinta-feira (3)

Por volta das 4h desta sexta-feira (4), os 40 estudantes detidos foram liberados após ocuparem o Centro Paula de Souza (CPS), região central de São Paulo. Eles foram detidos na noite de ontem (3) por policiais militares e levados até o 2º Distrito Policial, no Bom Retiro.

Os estudantes protestam por pautas específicas referentes à Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e às Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), além de pautas nacionais, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Gastos Públicos, a reforma do ensino médio e retrocessos na educação.

Segundo o advogado dos estudantes, Veiga Junior, a PM não tinha mandado para a reintegração de posse e não informou o motivo da detenção dos jovens. Segundo informações da Agência Brasil, a Secretaria de Segurança Pública ainda não se pronunciou sobre o caso.

No vídeo, um dos secundaristas, relata que durante a ação teve parte de um dente quebrado. Outro estudante denuncia, ainda, que, durante a invasão da tropa de choque, mulheres foram agredidas e levaram gás de pimenta no rosto.

Confira o vídeo aqui.

Conteúdos relacionados

pantanal lula fogo política