Rondônia tem o sexto apagão em 40 dias
Candidatos de um concurso público tiveram que abandonar as salas por causa do calor
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Candidatos de um concurso público tiveram que abandonar as salas por causa do calor
Todo o estado de Rondônia ficou sem energia por quase duas horas neste domingo (20) pela manhã. O novo apagão foi por volta das 10h e o fornecimento só foi restabelecido por volta das 11h45. Esta foi a sexta vez que a eletricidade faltou para os rondonienses no intervalo de 40 dias. Na última sexta-feira (18), os moradores já haviam ficado sem luz por quase quatro horas.
A Eletrobrás Rondônia, responsável pela distribuição de eletricidade no estado, ainda não se pronunciou oficialmente sobre este novo apagão. Já sobre a queda de energia da última sexta-feira, a estatal disse em nota que o desligamento foi provocado pela perda de conexão com o SIN (Sistema Interligado Nacional), entre as cidades de Ji-Paraná e Pimenta Bueno.
Com isso, não só Rondônia, mas também o Acre e até o Distrito Federal ficaram sem energia. Ainda de acordo com a nota, as interrupções ocorrem geralmente por falhas no sistema que entrega energia à Eletrobrás. O Operador Nacional do Sistema, ONS, afirmou também em nota que um incêndio florestal próximo às torres desligou automaticamente a transmissão na capital federal.
Fora os prejuízos relatados por internautas nas redes sociais, como a queima de aparelhos eletrônicos, candidatos que faziam um concurso público na capital Porto Velho tiveram que abandonar as salas de aula quando a energia foi desligada. Sem ar-condicionado, a maioria não resistiu ao calor de mais de 40ºC registrados pela manhã em Rondônia.
Desligamento proposital
Duas horas após a energia ser restabelecida, o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Emerson Castro, postou em uma rede social a conversa que havia tido com o diretor geral da Eletrobrás no estado, Luiz Marcelo, neste domingo. Segundo o relato do executivo, o desligamento tem sido proposital por parte do ONS, quando falta energia na região Sudeste do país.
Em sua postagem, ele comenta que, mesmo com duas grandes hidroelétricas em funcionamento no estado, a energia produzida não é utilizada por falta de uma subestação adequada. Afirma ainda que, a pedido do Governo Federal, as usinas termoelétricas (geram energia em motores diesel) foram desligadas em quase todo o país, aumentando a demanda pela energia que sai de Rondônia.
“Cortam aqui (o ONS) para que não haja desabastecimento lá, pois o impacto lá é muito superior em número de habitantes que na nossa região”, diz Castro na publicação em seu perfil pessoal. Ele termina dizendo que, através do Governo de Rondônia, está tentando uma audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e com a presença também do senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.