Aos 39 minutos do segundo tempo, Neymar foi substituído p

Neymar pela ponta esquerda do ataque do Barcelona. Sem novidades. O que ficou de surpreendente na atuação do jogador brasileiro no superclássico contra o Real Madrid foi a oscilação demonstrada. O camisa 11 superou a péssima primeira etapa com bom futebol na segunda parte, mas abusou dos gols perdidos no triunfo por 2 a 1 do Barça chegando a causar a irritação do companheiro Luis Suárez, o autor do gol da vitória. Nos minutos finais, Neymar acabou substituído.

As chances clara de Neymar foram pelo menos três e deixaram o jogador próximo de um papel de vilão, visto que o Real Madrid teve chance do empate no fim do jogo e ainda conseguiu o primeiro logo após o brasileiro errar um lance ofensivo.

Neymar já vinha sendo questionado pela imprensa por falhar em finalizações como na vitória por 1 a 0 diante do Manchester City, no meio de semana. Ele completou o terceiro jogo sem gols pelo clube.

Em uma das oportunidades desperdiçadas por Neymar no clássico, a jogada foi criada individualmente após fazer fila na zaga adversária, mas a finalização para fora impediu o golaço.

Quando o Barcelona já tinha o 2 a 1 de vantagem no marcador, o camisa 11 ainda teve chance clara ao receber passe de Messi na área, mas perdeu o equilíbrio e chutou de perna direita para fora do gol.  Nas duas jogadas, o atacante uruguaio Luis Suárez gesticulou com os braços reclamando dos erros.

Em campo, Neymar foi acompanhado de perto pelo lateral direito adversário Carvajal e poucas vezes teve vantagem no mano a mano. Em muitas ocasiões, o passe para trás buscando Jordi Alba ou Iniesta foi a solução encontrada.

O marco da atuação ruim de Neymar no primeiro tempo acontece aos 30 minutos quando perde gol incrível após finalização torta de Suárez que resultou em um passe. O brasileiro, sem marcação na pequena área, pegou mal na bola de perna esquerda para fácil defesa de Casillas. No contra-ataque, Cristiano Ronaldo empatou o jogo em 1 a 1.

No segundo tempo, Neymar ganhou pela primeira vez um duelo contra Carvajal e ainda forçou o cartão amarelo do lateral que o parou com falta na ponta esquerda. O rendimento do brasileiro foi crescendo com o passar do tempo.

Aos 39 minutos do segundo tempo, Neymar foi substituído pelo brasileiro Rafinha e deixou o Camp Nou sob aplausos mesmo tendo desperdiçado chances incríveis.

Neymar completou o quinto superclássico espanhol e retomou o retrospecto positivo agora com três vitórias e duas derrotas. Os dois primeiros jogos, válidos pelo Campeonato Espanhol do ano passado, foram de vitória para o Barça (2 a 1 e 4 a 3). Nos jogos seguintes, o Barça perdeu a final da Copa do Rei (2 a 1) e o confronto do primeiro turno na edição desde ano do Espanhol (3 a 1).