A semana foi marcada por mais um alerta para o coronavírus, desta vez com a variante Ômicron, creche clandestina, troca na Alems ( de Mato Grosso do Sul), júri de um caso marcante e por dias de cultura em Campo Grande.

Confira abaixo um resumo dos principais fatos da semana em fotos:

Campo Grande em alerta para Ômicron: Diante da confirmação da nova variante do coronavírus no Brasil, o prefeito de Campo Grande, (PSD), promoveu reunião e definiu a volta de barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional e na rodoviária. Ele voltou a dizer que a desobrigação do uso de máscara está descartada e reforçou apelo à população para se vacinar.


Reunião na prefeitura de Campo Grande para definir medidas de enfrentamento contra a Ômicron – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Clandestina: Creche comunitária no Bairro Vida Nova, região do Nova Lima, foi interditada após a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) constatar irregularidades, como falta de autorização para funcionar, problemas na estrutura e apenas quatro cuidadoras para tomar conta de 58 crianças. Apesar dos problemas, mães reclamaram, pois era o local onde deixavam os filhos enquanto trabalham. “Esse fechamento quebrou as nossas pernas”, contou uma mãe.


Lacre da Vigilância Sanitária interdita creche que funcionava de forma clandestina em Campo Grande – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Trocas na Assembleia Legislativa e no governo: O deputado Eduardo Rocha (MDB) assumiu a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) após exercer cargo no Legislativo por 11 anos. Com isso, seu suplente, Paulo Duarte (MDB) assumiu a cadeira na Alems (Assembleia Legislativa de MS) após 11 anos desde a última vez que atuou como deputado estadual.


Paulo Duarte (MDB) assumiu vaga deixada por Eduardo Rocha, que assumiu a Segov – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Baixa procura: Realização de testes de covid teve queda de 95% em Campo Grande, apesar da preocupação com a Ômicron. A tranquilidade da população se dá por conta da alta taxa de vacinação e da queda expressiva no número de casos e mortes da doença.


Sala de testes para covid vazia na Unidade de Saúde do Tiradentes – Foto: Marcos Ermínio / Midiamax

Cultura no ar: Desde o dia 22 de novembro, o “Festival Campão Cultural” promove de teatro no Centro da cidade a oficinas gratuitas. São 14 dias com mais de 150 atrações em 20 áreas, como música, teatro, dança, circo, palestras, workshops e exposições. O evento termina neste domingo (5) com objetivo de fomentar a produção artística sul-mato-grossense.


Campo Grande recebeu o ‘Festival Campão Cultural' esta semana – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Júri: Christiano Luna de Almeida, 33 anos, foi condenado a 10 anos de prisão pelo homicídio de Jefferson Bruno Gomes Escobar, o ‘Brunão', morto em  frente a uma boate na Avenida Afonso Pena em março de 2011. Na ocasião, imagens do estabelecimento mostram o então acadêmico de Direito sendo retirado do local. Dominado pelos seguranças, Luna acertou um chute no peito de ‘Brunão', que morreu antes de receber atendimento.


Júri condenou Christiano Luna a 10 anos de prisão pela morte do segurança ‘Brunão' em 2011 – Foto: de França / Midiamax