Hoje nós vamos falar como é o dia a dia de uma clínica de recuperação, um artigo muito importante para você conferir.

Especialmente que muitas dessas perguntas você já deve ter feito se tem um filho ou um outro parente que está passando por problemas.

Nesse artigo nós vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é uma clínica de recuperação

  • Como funciona para um dependente químico chegar até lá

  • Quais os tipos de tratamento um dependente

  • Como escolher uma clínica de recuperação

Informações muito importantes para você saber como é o dia a dia de uma clínica de recuperação. Confira abaixo!

Clinica de recuperação: O que é?

Primeiramente precisamos falar o que é uma clínica de recuperação e como ela funciona.

Ela se trata de um lugar com especialização em ajudar pessoas que estão passando por algum problema ou tratamento, seja ele uma doença ou dependência química.

Dessa forma, nesse lugar existem médicos, psicólogos, enfermeiros, psiquiatras e outros profissionais que vão ficar disponíveis em tempo integral para os pacientes.

Além de dar esse amparo em tempo integral, a clínica precisa garantir a paz e a tranquilidade das pessoas que vão ficar lá.

Dessa forma, elas são situadas em lugares isolados e de difícil acesso para garantir essa tranquilidade e discrição.

Além disso, uma clínica de recuperação possui acomodações para os pacientes conseguirem o melhor atendimento possível e garantirem um atendimento de suas necessidades.

Dessa forma, os pacientes podem receber um tratamento mais intensivo no combate ao seu vício, principalmente em casos com um grau mais alto de dependência.

Na próxima parte do texto vamos falar sobre como funciona para o dependente se tornar paciente da clínica e se você pode levá-lo contra sua vontade e o que a lei diz sobre isso, o que você já deve ter se perguntado.

Como funciona para o dependente químico chegar à clínica?

Agora que você já sabe o que é uma clínica de recuperação, podemos falar sobre como funciona para o dependente chegar à clínica.

Vamos focar na parte dos pacientes dependentes porque é a parte mais pesquisada nesse caso. 

Caso o dependente saiba que precisa de ajuda então o tratamento é feito na hora. Porém, nem todos os casos são assim. Dessa forma, se o dependente não reconhece que tem um problema, a família pode interná-lo de forma involuntária e isso é completamente legal.

Nesse caso, a clínica cuidará da busca, transporte e cuidados do dependente em questão e a partir daí ele se torna paciente.

Clínica de recuperação: Como são os tratamentos?

Agora que você já sabe o que é uma clínica de recuperação e como funciona para o dependente chegar até lá, vamos falar dos tipos de tratamento para eles.

Primeiramente, os agora pacientes fazem alguns procedimentos que na maioria dos casos são psicoterapia, medicação e internação. Porém, existem alguns casos que isso não é necessário.

Em seguida, a escolha do tipo de tratamento será de acordo com o grau de dependência química e o tempo que o paciente está com esse vício.

Tratamento interno

Esse tipo de tratamento se dá quando é por uma ordem judicial ou um grau alto de dependência do paciente.

Dessa forma, o paciente recebe tratamento na clínica todos os dias da semana e o tempo inteiro.

Tratamento externo

O tratamento externo se dá quando o paciente possui um grau leve de dependência ou após um período no tratamento interno.

Ou seja, o paciente não precisa dormir na clínica e pode seguir com sua vida normalmente.

Dessa forma, o paciente apenas visita a clínica e recebe apoio psicológico e participa de grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos.

Tratamento parcial 

Por último temos o tratamento parcial, onde o paciente fica na clínica no horário comercial e volta para casa no período noturno.

Dessa forma, a conclusão que temos sobre o dia a dia de um paciente é que vai depender de qual tipo de tratamento ele vai precisar. Além disso, depende muito também quando ele poderá sair do tratamento e voltar à sua vida normal.

Por exemplo, se o dependente se tornou paciente contra a sua vontade, é provável que demore um pouco mais na sua recuperação em comparação com um paciente que sabia que tinha um problema.

A melhor maneira de ter informações mais claras sobre o dia a dia na clínica é conseguindo informações no site e conhecendo pessoalmente.

Dessa forma, você vai falar com a equipe que cuidará do paciente, vai conhecer a estrutura pessoalmente e vai conseguir as respostas para as suas dúvidas. É interessante ligar diretamente para a clínica e falar do seu caso.

Na última parte do texto vamos falar como escolher a melhor clínica e esse será o passo mais importante para saber do dia a dia que seu amigo ou parente vai passar lá dentro.

Como escolher uma clínica de recuperação?

Agora que você já sabe o que é uma clínica de recuperação, como funciona para o dependente chegar até lá e quais os tipos de tratamento, vamos falar de como escolher uma clínica de recuperação.

Primeiramente você precisa procurar informações sobre aquela clínica e ir visitá-la para ver quais profissionais farão o acompanhamento do dependente.

O Grupo Nova Etapa foi fundado com o objetivo de oferecer tratamentos terapêuticos de reabilitação atualizados para seus pacientes.

Um dos pacientes, James Camargo disse “ Nem mesmo eu acreditava na minha mudança, mas aqui encontrei uma equipe dedicada e determinada em não me deixar desistir.”

Ele assim como muitos outros pacientes perceberam dentro do Grupo Nova Etapa o nosso cuidado e nossa capacidade em mudar as pessoas para uma vida longe das drogas.

Para ficar por dentro dessas e de outras informações, acesse o nosso site, clicando AQUI.