Santa Casa acompanha segunda captação de órgãos do ano em Dourados
Na noite desta quarta-feira (30) até a manhã desta quinta-feira (31) a equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou o segundo acompanhamento externo deste ano. O Hospital da Vida, em Dourados, sediou a captação de fígado, rins e córneas do homem de 37 anos que evoluiu para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na noite desta quarta-feira (30) até a manhã desta quinta-feira (31) a equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou o segundo acompanhamento externo deste ano. O Hospital da Vida, em Dourados, sediou a captação de fígado, rins e córneas do homem de 37 anos que evoluiu para morte encefálica após um grave AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O fígado doado foi captado pela equipe de Brasília e levado com o apoio da Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Um dos rins do doador foi encaminhado para São Paulo por meio de voo comercial e o outro foi trazido para a Santa Casa e transplantado em uma paciente na tarde desta quinta-feira (31). A equipe responsável pela extração dos rins foi o médico urologista, Dr. Waldemar Abe e o residente em urologia, Dr. Antônio Deotti.
O responsável pelo acompanhamento de todo o processo foi enfermeiro responsável da OPO, Rodrigo Gomes. A equipe da Santa Casa contou com a ajuda da Coordenadoria de Transporte Aéreo da Casa de Aviação de Mato Grosso do Sul para o transporte em tempo hábil de captação dos órgãos de Campo Grande até Dourados.
Terceira captação do ano
Na última terça-feira (29) a Santa Casa de Campo Grande sediou a terceira captação de órgãos no hospital, neste ano. A doadora de 53 anos que evoluiu para morte encefálica doou múltiplos órgãos ajudando na qualidade de vida de outras cinco pessoas. A equipe de Brasília veio até o hospital para captar e levar o fígado doado e um dos rins da paciente, o outro permaneceu para transplante no mesmo dia pela equipe de urologia e nefrologia.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.