Na lista dos 6 primeiros com maior índice de Aids, MS receberá medicamento novo

Medicamento será distribuído na próxima semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Medicamento será distribuído na próxima semana

A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) anunciou que o Estado, que é o 6º com maior incidência de Aids no país, receberá o medicamento três em um, utilizado no tratamento da doença.

Conforme a SES, serão fornecidos 68 mil medicamentos que devem atender 2.624 pacientes que fazem uso de Antirretrovirais. O comprimido tem ação tripla combinada, composta por Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), que eram entregues separadamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a SES, a combinação oferece melhor conforto posológico aos pacientes, reduz a carga viral e a taxa de mortalidade em decorrência da doença.

Os medicamentos serão distribuídos por meio das Unidades de Dispensação como os Cedips (Centros Regionais em Saúde e Centro de Doenças Infecto-Parasitárias) localizadas em 11 microrregiões.

Novas fórmulas – O Ministério da Saúde incorporou novas formulações como o Ritanovir 100 mg.Em dezembro do ano passado também incorporado pelo o medicamento Tenovir 300 mg composto com a Lamivudina 300mg, sendo substituído pela sua versão 2 em 1.

Conteúdos relacionados