Policiais civis do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) deflagraram a 4ª fase da Operação “By Pass” se deslocando até o estado de São Paulo e cumprindo oito mandados judiciais de busca e apreensão e três de prisão. As ações foram iniciadas na segunda-feira (18) e finalizadas hoje (21).

De acordo com a polícia, durante os cumprimentos das ordens judiciais, foi apreendido o aparelho celular utilizado para configurar o dispositivo eletrônico responsável pela subtração de valores milionários de agência bancária de .

Ainda segundo a polícia, em uma das residências objeto de busca e apreensão, foram recuperados aproximadamente R$ 50 mil, em dinheiro, valor subtraído da instituição financeira pela organização criminosa na ocasião dos fatos. Os valores foram depositados judicialmente e ficarão à disposição da vítima.

Foram apreendidos, ainda, diversos elementos probatórios que servirão para aprofundamento das investigações. Três homens, de 37, 39 e 21 anos, foram conduzidos à sede do Garras, onde prestarão declarações e ficarão à disposição da Justiça.

Entenda o caso

A Operação By Pass se refere a investigação desenvolvida pela Polícia Civil, por intermédio do Garras, para apuração de crime de furto qualificado mediante fraude com utilização de dispositivo eletrônico, organização criminosa e lavagem de capitais. No final de agosto de 2023, a Especializada tomou conhecimento do crime de furto qualificado contra uma agência bancária situada no município de Campo Grande, que gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 1,5 milhão à instituição financeira.

Segundo a polícia, nas investigações, ficou comprovado que o crime foi orquestrado por uma organização criminosa especializada em furtos a banco, com núcleo no Estado de São Paulo, mas que estende braços operacionais em diversos Estados da Federação, subtraindo valores milionários de instituições financeiras por todo o Brasil. Até o momento, foram deflagradas quatro fases da operação, que, no total, materializam o cumprimento quase 20 mandados de busca e apreensão e nove de prisão, em desfavor de indivíduos integrantes da organização criminosa.