Unidade Móvel vai levar prevenção de câncer à cidades longe dos centros de referência

“Clínica” móvel começa a percorrer o estado em julho e deve atender 1.800 mulheres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Clínica” móvel começa a percorrer o estado em julho e deve atender 1.800 mulheres

Uma Unidade Móvel de Saúde, toda volta à prevenção do câncer feminino, vai percorrer o Mato Grosso do Sul e levar atendimentos às cidades distantes dos centros de referência. Incluindo exames especializados, como a mamografia, a unidade faz parte do programa de Assistência à Saúde do Sesc/MS (Serviço Social do Comércio).

A “clínica” móvel começa a percorrer o estado em julho e tem como meta atender 1.800 mulheres, totalizando 7 mil atendimentos gratuitos em 2016.

O Sesc/MS recebeu esta semana a Unidade Móvel Saúde da Mulher, que começa a circular no mês de julho. A entrega foi feita pelo técnico da Gerência de Investimentos do Departamento Nacional do Sesc, Rui Ferreira dos Santos, que fez a demonstração básica de uso da unidade.

São duas salas, uma para exame preventivo e outra para mamografia, além de um banheiro. De última geração, o mamógrafo Digital Siemens permitirá a captura de imagem que será enviada virtualmente a uma unidade especializada, onde médicos oncologistas e radiologistas farão a análise das mesmas e emitirão os laudos com os diagnósticos. Caso ocorram diagnósticos positivos para a doença, as pacientes serão chamadas para realizarem exames mais detalhados na Unidade do Hospital do Câncer, que fica em Campo Grande e acompanhadas em todas as etapas seguintes, até finalizarem todo o tratamento necessário. Até abril, o Sesc DN irá entregar 22 unidades móveis em todo o País.

“Com esta unidade passaremos a atuar na Atividade Assistência Médica e queremos oportunizar os exames a uma população vulnerável, que são mulheres com idade entre 40 e 69 anos que residam em localidades mais distantes dos centros de referência em saúde”, explica a diretora regional do Sesc, Regina Ferro.

A programação para o segundo semestre é iniciar os atendimentos por Corumbá, totalizando 1.800 consultas de enfermagem, 1.800 mamografias, 1.800 exames preventivos de colo de útero (Papanicolau) e 1.800 orientações educativas. A capacidade diária é para 40 exames papanicolau e 40 mamografias.

Serviço: informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300.

 

Conteúdos relacionados