Nesta semana, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou no Diário Oficial do Estado a portaria que designa três servidores para fiscalizarem reformas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Conforme a publicação, o procedimento trata de reforma e melhoria no sistema de climatização das salas do centro cirúrgico do HRMS em Campo Grande. Assim, foram designados o gestor do contrato, o fiscal de obras e o fiscal substituto.

Essa publicação ocorre antes que possa ser divulgado o resultado do contrato, com a empresa responsável pela obra. A portaria é assinada pelo diretor da Agesul, Mauro Azambuja.

Problemas na climatização

No dia 4 de março, foi instaurado inquérito civil para apurar a falta de ar-condicionado na unidade coronariana, o setor de cardiologia, do HRMS. A denúncia foi feita por meio anônimo ao MPMS (Ministério Público de MS).

Conforme a denúncia feita em 2023, os ares-condicionados foram instalados, mas não funcionavam adequadamente. Dias antes da notícia de fato chegar ao MPMS, apenas a ventilação estaria funcionando.

Assim, setores estariam sem ar-condicionado e alguns servidores teriam feito uma espécie de ‘vaquinha’ para comprar aparelho devido ao calor intenso. Isso, porque no setor coronariano as janelas são lacradas para evitar entrada de insetos.

Até mesmo os pacientes ficavam inquietos e com irritabilidade por causa do calor. Segundo dados do inquérito, foi expedido ofício para a direção do HRMS.

Em resposta, a diretora afirmou que as altas temperaturas contribuíram para que os aparelhos apresentassem defeitos. No entanto, reposição de gás, manutenção dos aparelhos e ainda a compra de novos aparelhos foram solicitadas à SAD (Secretaria de Estado de Administração).