No dia 4 de março, foi instaurado inquérito civil para apurar a falta de ar-condicionado na unidade coronariana, o setor de cardiologia, do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). A denúncia foi feita por meio anônimo ao MPMS (Ministério Público de MS).

Conforme a denúncia feita em 2023, os ares foram instalados, mas não funcionavam adequadamente. Dias antes da notícia de fato chegar ao MPMS, apenas a ventilação estaria funcionando.

Assim, setores estariam sem ar-condicionado e alguns servidores teriam feito uma espécie de ‘vaquinha’ para comprar aparelho de ar-condicionado, devido ao calor intenso. Isso, porque no setor coronariano, as janelas são lacradas para evitar entrada de insetos.

Até mesmo os pacientes ficavam inquietos e com irritabilidade por causa do calor. Segundo dados do inquérito, foi expedido ofício para a direção do HRMS.

Em resposta, a diretora afirmou que as altas temperaturas contribuíram para que os aparelhos apresentassem defeitos. No entanto, reposição de gás, manutenção dos aparelhos e ainda a compra de novos aparelhos foram solicitadas na SAD (Secretaria de Estado de Administração).