Militares visitam Aeroporto de Dourados e afirmam que obras estão dentro do prazo

Trabalho começou em 2022 e segue cronograma estipulado pelo Exército

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vistoria aconteceu nesta quinta-feira (Foto: Leandro Silva)

As obras de adequação e ampliação do Aeroporto de Dourados seguem e, nesta quinta-feira (9), o prefeito Alan Guedes e a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, acompanharam visita técnica feita por integrantes do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.

O General de Brigada Marcello Yoshida, que comanda a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada Guaicurus, também estava presente e acompanhou a vistoria do trabalho que teve início no ano passado.

Na delegação que veio de Brasília estavam o General Viana, chefe do DEC, e General Siqueira, diretor de Obras de Cooperação do Exército. Eles passaram por toda a pista, analisando o trabalho.

Junto com o prefeito Alan Guedes, acompanharam a exposição do Coronel Carlos Vasconcellos sobre o andamento da obra e explicação a respeito do cronograma que deve ser concluído no segundo semestre. “Estamos dentro do prazo”, afirma Vasconcellos.

De acordo com o Coronel, o trabalho relacionado à Fase A, ou Fase Operacional, atingiu 93% e deve ser concluído até abril. A obra total, porém, está em 73%. “No ano passado, tivemos um ano atípico em relação às chuvas. Se somarmos todo o tempo em que não pudemos caminhar com a obra por isso, são três meses. Mesmo assim, estamos dentro do cronograma”, disse.

Segundo o planejamento do Exército Brasileiro, os serviços de instalação elétrica e dos auxiliares de navegação serão concluídos até o fim do primeiro semestre. Depois, os trâmites legais para o processo de homologação da ANAC e DECEA acontecem durante o segundo semestre do ano. 

“O trabalho mais difícil está feito e acreditamos que agora as condições climáticas nas próximas semanas sejam favoráveis para que a Engenharia do Exército possa seguir o cronograma que eles estipularam. Eles já atingiram quase ¾ da obra e devem nos entregar até o início do segundo semestre para seguirmos com o processo de homologação que só pode ser feito após essa etapa”, explicou o prefeito Alan Guedes.